Marketing jurídico: 3 ideais para colocar em prática

Quer saber como fazer isso fugindo dos tradicionais textos? Continue acompanhando esse artigo e confira três ideias para colocar em prática e atrair mais clientes para o seu escritório de advocacia!

Fonte: Larissa Rhouse

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Reprodução: Pixabay.com

A área de Direito é uma das mais concorridas do Brasil e isso já começa quando analisamos os dados do curso de graduação. Segundo‌ ‌um levantamento do Ministério‌ ‌da‌ ‌Educação‌ ‌(MEC)‌ ‌de‌ ‌2019,‌ ‌o‌ ‌País‌ ‌contava mais‌ ‌de‌ ‌800‌ ‌mil‌ ‌estudantes matriculados. E os surpreendentes números da profissão não se limitam a isso.


No mesmo ano, uma outra estimativa destacou que existam mais de um milhão de profissionais já formados em Direito, o que daria para encher 14 vezes o estádio do Maracanã. Dando uma visão mais realista a isso, é possível dizer que o País conta com um advogado para cada 190 habitantes.


E é justamente aí que começamos a destacar a importância do investimento em marketing jurídico. Pense em conectores elétricos. Eles são acessórios fundamentais em um sistema energizado, mas isso não significa que todo mundo irá precisar comprá-lo sempre. Algo muito semelhante acontece com a contratação de um advogado.


Você pode ser o melhor advogado do País, mas com certeza não conseguirá fechar 190 clientes em um ano, afinal, nem todo mundo precisa dos seus serviços! Contudo, o marketing jurídico pode te ajudar a trazer um bom retorno, visto que você terá uma presença digital constante e capaz de atrair o público-alvo.


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Vídeos


Se você acessar imediatamente qualquer ferramenta de busca, como o Google, o Bing e o DuckDuckGo, e realizar uma pesquisa sobre balcão refrigerado pequeno ou qualquer outro produto ou serviço, verá que na barra de opções terá um tópico chamado “Vídeos”. A partir daí não fica muito difícil entender a importância das produções.


No marketing jurídico, os vídeos são um poderoso diferencial, visto que podem ser feitos em várias especificações e distribuídos em diferentes plataformas, como o YouTube, o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, o Instagram, etc. Mas tenha cautela: é necessário compreender as limitações definidas pelo Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).


Lives


Assim como os vídeos, as lives são produções audiovisuais, ou seja, em que existe uma combinação de imagens e sons. Todavia, elas se diferem por uma questão muito simples: a produção em destaque nesse tópico é transmitida em tempo real!


Explicando de forma simples, as lives consistem em transmissões ao vivo, que podem acontecer até mesmo nas redes sociais. Por não poder ser editadas, elas são capazes de passar mais confiança para o público-alvo.


Podcasts


Um fabricante de mesa rústica de madeira precisa mostrar o seu serviço visualmente, um advogado não! Por essa razão, os podcasts jurídicos vêm ganhando espaço. Com eles, você desenvolve um conteúdo 100% em áudio, que se assemelha muito às produções de rádio, mas com uma distribuição mais otimizada. 


É de conhecimento geral que se você perder um programa de rádio dificilmente irá conseguir ouvi-lo depois, pois poucas emissoras fazem um compartilhamento posterior. Já com os podcasts é diferente, pois eles são disponibilizados em um universo online, que pode ser acessado várias vezes e em vários aparelhos.


Um outro benefício, e que faz o modelo se destacar entre os três dessa lista, é o fato que a produção requer menos recursos e o consumo é bem mais simples. No primeiro caso, você não necessita de ótimas câmeras, apenas de um bom microfone. Enquanto isso, o segundo é voltado para o público, que pode ouvi-lo fazendo outras atividades. 


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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do Soluções Industriais


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Palavras-chave: Marketing Jurídico Vídeos Lives Podcasts Advocacia Código de Ética da OAB

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