Inteligência artificial e advocacia funcionam juntos? Confira abaixo

A inteligência artificial se trata de uma tecnologia que faz com que sistemas e máquinas possam simular o pensamento e as atividades humanas.

Fonte: Iago Lourenço

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Se você é daqueles aficionados por filmes de ficção científica, com certeza sabe o que é a inteligência artificial, certo? Mas, diferente do que vemos no cinema, essa não é uma tecnologia que vai “dominar o mundo” e substituir totalmente o trabalho humano, na realidade, a I.A se trata de uma tecnologia que faz com que sistemas e máquinas possam simular o pensamento e as atividades humanas.

Isso faz com que exista a possibilidade de serem criados robôs com capacidades de solucionarem problemas em diversas áreas diferentes, substituindo algumas tarefas mais manuais, aumentando a produtividade e otimizando diversos processos, além é claro, de auxiliar em tomadas de decisões mais assertivas e centenas de outros benefícios.

A I.A pode ser aplicada em diversos segmentos diferentes, auxiliando desde uma indústria melhorando os processos da sua empilhadeira elétrica, até mesmo no varejo, facilitando a logística de vendas, a administração do comércio e o atendimento ao público.

Porém, mesmo com tantas funcionalidades, muitas pessoas ainda se questionam se a inteligência artificial se encaixa em áreas mais tradicionais, como por exemplo, na advocacia, será que elas conseguem conversar entre si? É exatamente sobre isso que vamos falar no texto de hoje, bora conferir? Então vamos lá!

A aplicação da inteligência artificial na advocacia

A inteligência artificial é uma das tecnologias mais utilizadas na atualidade, e a tendência é que ela se torne cada vez mais relevante dentro do nosso cotidiano, inclusive na advocacia, a sua implementação dentro deste segmento, se assemelha muito com o que vemos nos softwares jurídicos, tendo o principal objetivo de otimizar a rotina e melhorar a qualidade produtiva do escritório de forma geral.

Porém, diferente de um software ou qualquer outra tecnologia, a I.A tem o poder de sempre estar em constante evolução, graças ao chamado machine learning, dessa forma, essa é uma tecnologia que coleta, analisa e pesquisa dados com uma certa frequência, sempre procurando mais sobre o mundo jurídico e evoluindo os seus conhecimentos, conseguindo atuar em todas as frentes de um escritório.

Com essa evolução e adaptação, essa é uma tecnologia que consegue estar onipresente em todas as questões jurídicas e administrativas na rotina de um advogado, conseguindo substituir e auxiliar em grande parte do trabalho deste profissional, atuando em questões como o preenchimento de planilhas, controle financeiro, atendimento ao cliente e otimização de ações e processos.

Devido a sua evolução constante e o seu pensamento humanizado, a I.A acaba sendo considerada como o “braço direito” de muitos advogados, com a sua rotina totalmente otimizada e seus processos feitos com maestria, sendo uma tecnologia indispensável, estando presente de forma constante como as fitas do bonfim para quem visita Salvador.

Quais as vantagens da inteligência artificial jurídica?

A inteligência artificial jurídica foi implementada justamente para facilitar o cotidiano dos advogados apresentando soluções mais práticas, fáceis e eficientes dentro dos escritórios, ajudando a otimizar processos e a resolver problemas como por exemplo, os longos atrasos tanto na consulta quanto na conclusão dos processos judiciais, assim como a falta de precisão na busca por informações jurídicas.

Com a I.A, é possível otimizar esses e muitos outros processos não só jurídicos, mas também que englobam o escritório, como as questões administrativas e comerciais presentes na rotina de um advogado.

Essa é uma tecnologia que consegue facilitar e automatizar processos, realizar tarefas manuais, solucionar os detalhes administrativos e mais burocráticos, ampliar o relacionamento com os clientes, aumentar a produtividade, reduzir custos e tomar decisões muito mais assertivas.

Quais são as atuações de uma I.A dentro dos escritórios?

Acredite, a I.A pode estar presente de diversas formas diferentes dentro do cotidiano dos advogados, a primeira forma de garantir a sua presença é no auxílio da gestão do escritório, sendo considerada como o braço direito de toda operação de gerenciamento, servindo como uma mangueira de incêndio para solucionar problemas, encontrar saídas em momentos delicados, e melhor a sua gestão, que para muitos advogados, é um dos pontos mais complicados de suas atividades.

Também podemos destacar o uso relacionado ao chamado Big Data jurídico, onde existem milhares de dados relevantes dentro do mercado do direito como processos, ações, entre outros, dessa forma, a IA tem acesso a esse enorme banco de dados, conseguindo coletar, analisar e utilizar essas informações ao seu favor.

Isso gera uma autoaprendizagem da própria tecnologia, que consegue evoluir conforme os dados são coletados, também vale ressaltar as tomadas de decisões realizadas de maneira mais assertivas e até mesmo a desburocratização na realização de tarefas.

Por fim, ainda podemos ressaltar a expansão das Lawtechs, que nada mais são do que startups voltadas ao segmento jurídico e que tem crescido cada vez mais no Brasil, atualmente, essas são empresas estão em alta, auxiliando o mercado jurídico e impactando diretamente o desenvolvimento deste setor.

Por que a inteligência artificial é tão importante na área do direito?

A inteligência artificial é uma das principais tecnologias dentro da advocacia, e a sua importância está atrelada a melhoria no desempenho, automatização de processos e o aumento da produtividade. Com a I.A, um escritório consegue ter muito mais autonomia e ampliar o seu desempenho de uma maneira acelerada e eficiente.

Com um mercado dinâmico e tão aquecido como o jurídico, encontrar soluções rápidas e assertivas tem se tornado uma verdadeira necessidade, e é justamente nesse sentido que a inteligência artificial atua, trazendo um novo frescor para esse setor como um ventilador climatizador gera dentro das indústrias.

Entender sobre ela e se adaptar é algo obrigatório para todo advogado que quer otimizar os processos no seu escritório, economizar tempo e ampliar os seus rendimentos, cumprindo as necessidades e se preparando para o futuro.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Palavras-chave: Inteligência Artificial Advocacia Funcionamento Conjunto

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/inteligencia-artificial-e-advocacia-funcionam-juntos-confira-abaixo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid