5 dicas para a OAB

Para que um profissional possa exercer a advocacia, é imprescindível que seja aprovado no chamado Exame de Ordem, uma prova que também é de responsabilidade da OAB. Neste artigo, iremos abordar 5 dicas importantes para estudantes de Direito que desejam se preparar para esta prova e alcançar sua aprovação.

Fonte: Beatriz‌ ‌Barros

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)  é a instituição que representa a classe dos advogados no Brasil. Ela fiscaliza e orienta o exercício da profissão de modo geral.


Para que um profissional possa exercer a advocacia, é imprescindível que seja aprovado no chamado Exame de Ordem, uma prova que também é de responsabilidade da OAB. Neste artigo, iremos abordar 5 dicas importantes para estudantes de Direito que desejam se preparar para esta prova e alcançar sua aprovação.


Como se preparar para estudar para uma prova da OAB?


O sonho de todo estudante de Direito é poder concluir seu bacharelado e conseguir sua aprovação no Exame de Ordem. Desta forma, o futuro advogado poderá exercer sua profissão como orienta o Código de Ética, para prestar serviços nas mais diversas áreas da advocacia existentes, seja para orientar uma empresa de pote biodegradável ou um profissional dentista que teve problemas na compra de um compressor de ar odontológico, uma vez que a área de atuação advocatícia é, de fato, bastante ampla.


E para se preparar para a prova, alguns detalhes pontuais devem ser considerados.


-       Planejamento: é essencial que no planejamento para os estudos seja considerado o tempo disponível para tal, para que o tempo seja encaixado adequadamente no dia a dia para e saber quantas horas terá disponível. Além disso, os objetivos dos estudos, ou seja, o que estudar, devem também fazer parte deste planejamento;


-       Boa qualidade de estudo: não adianta acumular um grande volume de temas para estudar em uma semana, e na semana seguinte não estudar. É importante dividir bem o conteúdo para otimizar o tempo disponível. Desta forma, haverá um estudo de qualidade;


-       Conheça a prova: busque informações sobre a prova. Detalhes como temas abordados na prova, banca organizadora responsável pelo conteúdo, disciplinas etc;


-       Ambiente adequado: estudar em um ambiente confortável e adequado, é fundamental. Ambientes com ruídos não são ideais, pois podem atrapalhar a concentração. Um ambiente com uma boa iluminação também é importante. Pode ser considerado realizar os estudos fora de seu ambiente cotidiano, em uma biblioteca, ou locais estruturados para este fim.  Neste tipo de ambiente, há a garantia que não haverá interrupções de energia por exemplo, uma vez que são locais bem estruturados e que em último caso, podem até alugar gerador de energia para evitar prejuízos;


-       Simulados: realizar alguns simulados, assim como em qualquer outra prova, é importante para ter uma idéia de como você está se saindo nos estudos e o seu nível de preparo. Simular a prova da OAB também permite melhor otimização do tempo para o dia da prova real, uma vez que será possível ter uma idéia do tempo necessário para realizar a prova.


Estudar é importante, mas cuidar de si também


É importante mencionar que, também é importante trabalhar o corpo e a mente. Uma boa alimentação, boas noites de sono e ter um tempo para si, são detalhes que também fazem toda a diferença na pré-prova. Afinal, focar apenas nos estudos, sem descanso e momentos de prazer, pode acarretar cansaço mental e físico que são prejudiciais para uma boa prova.


E então, gostou das nossas dicas? Compartilhe nosso post e acompanhe as próximas publicações.


Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções ‌‌Industriais‌.


Conheça nossos softwares:


Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - gestão simples para seu escritório de advocacia.


Jurid Web (www.juridweb.com.br) - legislação comentada e atualização!


Conheça os e-books dos nossos parceiros:


Editora Mizuno - https://ebooks.editoramizuno.com.br


Editora Gz - https://gz.jurid.com.br


Editora Noeses - http://noeses.lettore.com.br


Editora LTr - http://ltrdigital.com.br


Palavras-chave: Exame de Ordem OAB Dicas Código de Ética e Disciplina

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/5-dicas-para-a-oab

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid