4 práticas para ser um bom advogado

Confira 4 maneiras simples para ser um bom advogado.

Fonte: Beatriz Barros

Comentários: (1)



Reprodução: pixabay.com

Diante da alta competitividade de mercado, um bom advogado precisa buscar por novas fontes de inovação. Caso isso não aconteça, certamente perderá grandes oportunidades de negócio, bem como a atração e fidelização de novos clientes.


No entanto, é comum observar que muitos advogados acabam entrando em uma zona de conforto durante a carreira e, por consequência, permanecem com o mesmo conhecimento técnico. Isso acontece, muita das vezes, por se considerarem consolidados no mercado.


Para desmistificar essa ideia, é importante mencionar que o consumidor está cada vez mais exigente, e a concorrência ainda mais acirrada. Por isso, advogados que não buscarem por atualização e conhecimento dificilmente permanecerão ativos no mercado.


Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 práticas simples para você se tornar um bom advogado e aumentar as suas oportunidades de negócio. Aqui, não mostraremos leis ou códigos, apenas algumas dicas simples para aplicar em seu dia a dia. Boa leitura!


1. Busque atualização de maneira constante


O primeiro passo para ser um bom advogado e melhorar a sua atuação profissional é buscar atualização de maneira constante. Afinal, o mercado sofre com o dinamismo frequentemente, apresentando atualizações de catalisador para tinta e mudanças diárias.


Contudo, isso não significa que você deve fazer uma série de cursos, especializações ou treinamentos. O ideal é buscar o que mais se encaixa na sua área e identificar o que pode ser útil para o seu crescimento profissional.


2. A tecnologia é uma grande aliada


Que a tecnologia é capaz de otimizar processos e automatizar tarefas não é uma novidade, certo? Então, que tal utilizar as funcionalidades dos sistemas inovadores para proporcionar mais agilidade a sua rotina?


Atualmente, há um conjunto de ferramentas que podem contribuir - e muito! - com a gestão e administração do seu negócio. É possível, por exemplo, investir em plataformas para controlar o fluxo de caixa, desenvolver projetos, lembretes de reuniões, entre outros.


Além disso, um software jurídico pode acompanhar o andamento de processos, manter a base de dados dos clientes atualizada, digitalizar processos… Enfim, são inúmeras as possibilidades. Isso em qualquer nicho, como sensor de temperatura e umidade.


3. Tome decisões corretas


É comum tomar decisões que não tragam benefícios a longo prazo. No entanto, não é interessante entrar em um processo de tomada de decisão sem antes repensá-lo, uma vez que isso pode afetar o futuro da sua carreira.


Entre decisões importantes de um advogado, estão o fechamento de um novo contrato, a aceitação de um novo sócio, a contratação de novos colaboradores ou a concessão de um processo judicial. Confira algumas orientações para que você tome decisões corretas:


●     Entenda o problema antes de tomar uma decisão;


●     Estude todas as alternativas possíveis;


●     Desenvolva ações para executar uma ação, como cesta de natal para empresas;


●     Entre outros.


4. Solucione o problema do cliente


Por último, e não menos importante, é fundamental encarar os seus processos judiciais como um novo desafio, e não como mais um novo problema.


Por isso, demonstre para o cliente que você realmente deseja solucionar o problema dele. Com isso, você conquista autoridade e confiança na relação. Para isso:


●     Adapte a sua linguagem a do cliente;


●     Não gaste seu tempo falando óbvio;


●     Ouça o que seu cliente tem a dizer;


●     Apresente soluções e estratégias.


Gostou do nosso post sobre como ser um bom advogado? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!


Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais.‌


Conheça nossos softwares:


Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - software jurídico para gestão de escritórios de advocacia.


Jurid Web (www.juridweb.com.br) - plataforma de pesquisa e atualização diária de conteúdo jurídico!


Biblioteca Digital GZ (http://gz.jurid.com.br/)

Palavras-chave: Práticas Maneiras Simples Bom Advogado Atualização Constante Tecnologia

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/4-praticas-para-ser-um-bom-advogado

1 Comentários

Roberto Adv05/10/2020 13:34 Responder

Muito bom o texto.

Conheça os produtos da Jurid