Digitalização dos processos jurídicos: INSS
Criada pelo governo federal com o objetivo de agilizar processos e facilitar o acesso dos segurados, a plataforma Meu INSS tem mais de 20 serviços disponíveis. O que antes era um processo moroso e desgastante feito nas agências, presencialmente, agora pode ser realizado online, com muito mais facilidade.
Criada pelo governo federal com o objetivo de agilizar processos e facilitar o acesso dos segurados, a plataforma Meu INSS tem mais de 20 serviços disponíveis. O que antes era um processo moroso e desgastante feito nas agências, presencialmente, agora pode ser realizado online, com muito mais facilidade.
Desde consultas de benefícios até extrato de imposto de renda, passando ainda por salário maternidade e a possibilidade de comunicar acidente de trabalhos, a plataforma é completa e de fácil acesso. O passo a passo é simples, veja abaixo:
Crie sua conta, acessando o site ou aplicativo Meu INSS
Para isso, informe nome completo, data e local de nascimento, CPF e nome da mãe
Com o código provisório fornecido, faça seu login
Este código é usado para o primeiro acesso, depois cada usuário deve criar sua própria senha
No canto superior esquerdo da tela, acesse o menu de serviços
Selecione o serviço que deseja requisitar
Siga as instruções da plataforma
H2 - Aposentadoria via Meu INSS
Com este processo acima completo, é possível, por exemplo, entrar com pedido de aposentadoria por meio da plataforma digital. Uma das opções do menu é “aposentadoria urbana”: clicando nela, o usuário têm duas alternativas: aposentadoria por contribuição ou por idade.
O portal consegue fazer uma busca automática, uma vez que a opção desejada é selecionada, para verificar se o usuário está apto a receber o benefício. Caso o resultado seja negativo, ainda informa um número de protocolo para acompanhar o processo.
Vale lembrar que ainda que o sistema seja eficiente, erros acontecem. Ou seja, caso a resposta seja negativa perante o pedido de aposentadoria, vale investigar. É possível que períodos de trabalho não tenham sido contabilizados e o sistema não tenha essa informação.
Um advogado previdenciarista é fundamental para ajudar o beneficiário a realizar o procedimento da forma correta e evitar negativas, bem como ações judiciais para ajustar valores errados dos benefícios.
Perícia via Meu INSS
O portal foi extremamente útil durante a pandemia do covid-19: com o isolamento social e buscando evitar filas nas agências, ao mesmo passo que democratizar o acesso aos benefícios, o governo passou a fazer parte da perícia médica de maneira online.
Ou seja, trabalhadores podem selecionar a opção “perícia” no menu da plataforma, preencher seus dados, fazer o upload de seu atestado médico e receber a liberação do benefício auxílio-doença.
Em um segundo momento, é possível que o trabalhador precise comparecer pessoalmente a uma agência ou clínica para dar continuidade ao processo, caso o INSS assim entenda. Mas há também a possibilidade de completar todas as etapas online. Isso é decidido de caso a caso, conforme critérios da agência federal.
Vale ressaltar que é sempre indicado consultar um advogado durante estes processos. Como no caso da aposentadoria, em que períodos legítimos trabalhados podem não ser contabilizados corretamente, impedindo que o trabalhador seja contemplado com o benefício, ou de acidentes de trabalho e invalidez.
Ter informação segura e precisa sobre a lei, seus direitos e benefícios é algo reservado a todos os cidadãos, e muita vezes um advogado familiarizado com os processos e a nova tecnologia pode transformar o andamento de um processo.
Benefícios da digitalização dos processos Jurídicos
A tecnologia está de fato invadindo o direito e gerando inúmeras mudanças - para melhor. Pode-se pensar que aplicar inovações e avanços tecnológicos beneficie os grandes órgãos públicos e os trabalhadores, mas a verdade é que o impacto é também significativo para advogados dentro de escritórios.
Assim como o Meu INSS, há outras iniciativas buscando democratizar o acesso no meio jurídico: a digitalização do acervo de documentos e processos jurídicos brasileiros, por exemplo, já é uma realidade. O PROJUDI, Processo Judicial Digital, foi oficializado em 2007, pouco após a promulgação da lei que alterou o Código de Processo Civil para permitir a digitalização do processo judicial.
Desde então, tribunais ao redor do país deram início à transição, e em 2010 o STJ se tornou o primeiro tribunal do mundo a ser completamente digitalizado. O PROJUDI é gerenciado pelo Conselho Nacional de Justiça e busca administrar todos os trâmites de maneira mais eficiente e eficaz, poupando tempo e recursos de todas as partes envolvidas.
O objetivo final a ser alcançado é que todo o sistema judiciário brasileiro seja digital. Ou seja, aquela imagem tão conhecida de estagiários atravessando cidades com pilhas de processos está com seus dias contatos.
A transformação oferece uma série de benefícios, dentre eles:
- Redução de burocracia
- Acesso imediato aos processos, 24 horas por dia, inclusive durante recessos, fins de semana e feriados
- Acesso simultâneo ao processo: mais de um indivíduo pode visualizar o mesmo documento simultaneamente
- Redução de prazos de diligências
- Tempo de tramitação médio de processos passará a ser de três meses (atualmente é de um ano)
- Economia de tempo e recursos de todas as partes envolvidas
- Facilidade de acesso
Digitalização dos processos jurídicos e o Escritório Digital
A tendência do trabalho remoto existe já há algum tempo, e com a recente pandemia do covid-19, o mundo foi forçado a se adaptar. Especialistas mensuram que houve um avanço de digitalização equivalente a anos neste período desde março de 2020, e áreas que ainda estavam distantes da realidade digital rapidamente se adequaram, como o próprio governo federal, que precisou se adaptar rapidamente para continuar provendo cidadãos de maneira correta.
Não é diferente no direito, e a possibilidade de um escritório digital de advocacia tem vantagens relevantes para a prática, que facilitam o dia a dia e a prospecção de clientes; além de estar completamente alinhado à eficiência e acessibilidade advindas da digitalização do judiciário.
O escritório digital de advocacia é aquele que digitaliza todas seus processos e práticas diários de funcionamento. Ou seja, o escritório pode funcionar e todas as informações podem ser acessadas por qualquer um, em qualquer lugar com acesso à internet.
Algumas características dos escritórios digitais são:
- Trabalho remoto
- Gestão de pessoal focado em cumprimento de tarefas
- Atendimento aos clientes e negociação online
- Gestão de documentos e conhecimento na nuvem
- Fechamento de contratos online
Estas características são grandes facilidades que permitem vantagens a este formato de escritório de advocacia, como redução de custos de operação, flexibilidade de trabalho para equipe, possibilidade de gerenciar o escritório à distância, sem obstáculos e a grande sacada: poder atender clientes de qualquer região, remotamente.
Marketing Jurídico para captar mais clientes
Depois deste texto ficou claro que a transformação digital chegou para ficar, certo? E que ela influencia diretamente o direito, e também abrange prospecção, captação, e contato com clientes. Os resultados possíveis com o uso de uma estratégia sólida de marketing jurídico digital são impressionantes - são mais de 100 milhões de buscas mensais por soluções no Google, por exemplo.
Ao longo de anos, desenvolvemos metodologias de marketing jurídico da 3MIND frutos de campanhas digitais e produção de conteúdo para mais de 150 advogados em todo o Brasil. Queremos empoderar escritórios nacionais a estarem no controle de seus negócios.
Assim, também oferecemos cursos gratuitos de Marketing Jurídico, compartilhando sua expertise com todos os advogados do Brasil e do mundo para que todos possam começar uma campanha de marketing jurídico digital de sucesso. Inscreva-se já!
Fonte: 3MIND – Agência de Marketing Jurídico