STF afirma que magistratura será ouvida e valorizada

Lewandowski garantiu que ficará atento aos juízes para evitar metas impostas de cima para baixo

Fonte: STF

Comentários: (0)




O ministro Ricardo Lewandowski, presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), participou, nesse sábado (30), em Palmas (TO), do Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). No evento, o presidente eleito do STF destacou que durante sua gestão na chefia do Poder Judiciário, a magistratura será valorizada e ouvida, inclusive no primeiro grau, durante o planejamento estratégico da Justiça, de modo que “não haverá mais metas impostas de cima para baixo e nem imposição de sistemas de informática sem a oitiva dos usuários e interessados”.


Ao falar aos magistrados, o ministro Lewandowski reforçou a importância das escolas para o desenvolvimento do Judiciário. "As escolas da magistratura não podem seguir o modelo das universidades, nós precisamos ensinar o magistrado a pensar estrategicamente, ver as coisas de forma sistemática, nós temos que nos voltarmos para o mundo moderno". E elogiou o trabalho desenvolvido no Tocantins, "vejo que isso acontece aqui no Tocantins, estou bem impressionado com a Esmat, voltada para o futuro, para o magistrado do século XXI".


O ministro também elogiou o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) pelos avanços alcançados no âmbito da tecnologia da informação. "O Tocantins se não está em primeiro lugar, está entre os primeiros na sua informatização, com o processo eletrônico envolvendo desde a delegacia de polícia aos demais integrantes do sistema de justiça", afirmou o presidente eleito do STF.


A palestra de encerramento foi acompanhada pela presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, pelo presidente do Copedem, desembargador Antônio Rulli Júnior, pelo diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, pela juíza federal Denise Drummond e pelo juiz Marcelo Piragibe, presidente da Escola Nacional da Magistratura, além dos demais integrantes do Copedem, diretores das escolas da magistratura de diferentes regiões do Brasil.


O evento, realizado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), debateu durante três dias (28, 29 e 30/8), diferentes aspectos da Educação à Distância (EAD).


Homenagens


Na oportunidade, o ministro Ricardo Lewandowski foi agraciado com as medalhas Mérito Acadêmico Feliciano Machado Braga, outorgada pela Esmat, e a Domingos Franciulli Netto, instituída pelo Copedem.


Legislativo e Executivo


Durante a visita ao Tocantins, o ministro Lewandowski recebeu ainda o título de Cidadão Palmense, concedido pelo Poder Legislativo. "Estou extremamente honrado pelo título que recebo hoje com a responsabilidade de dignificar a história de luta e a diversidade cultural desta terra. Meu coração se encontra aqui definitivamente", afirmou o presidente do STF ao receber o título.


A inauguração de uma escola municipal na comunidade carente do Setor Santa Fé, que atenderá a 262 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses, também fez parte da agenda do presidente do STF. Na ocasião, o ministro Lewandowski assistiu a apresentação de uma orquestra acompanhada de um coral, formados por crianças daquela comunidade. A escola foi construída com recursos financeiros municipais e federais.


O ministro Lewandowski sugeriu que a leitura da Constituição Federal, especialmente o capítulo sobre os direitos e garantias fundamentais, seja inserida no currículo de escolas municipais. “A educação é importante para a concretização de dois princípios fundamentais da nossa constituição: a dignidade da pessoa humana e da igualdade de todos perante a lei”, disse o presidente eleito do STF.

Palavras-chave: organização judiciária magistratura stf

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stf-afirma-que-magistratura-sera-ouvida-e-valorizada

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid