OAB já havia alertado secretário sobre vídeo no caso de escrivã

Governador considerou que o vazamento do vídeo na internet era "grave"

Fonte: Folha Online

Comentários: (9)




A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) já havia alertado em novembro de 2010 autoridades do Estado de São Paulo sobre o vídeo que mostra delegados da Corregedoria da Polícia Civil despindo, durante uma revista, uma escrivã suspeita de corrupção


Mesmo com o alerta de Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB-SP, a Secretaria da Segurança Pública só afastou os três delegados anteontem, após a divulgação do vídeo de operação, ocorrida em junho de 2009.


Os delegados afastados Eduardo Henrique de Carvalho Filho, Gustavo Henrique Gonçalves, Emílio Antonio Pascoal e Renzo Santo Barbin negam o abuso.


Hoje, segundo Marcos da Costa, vice-presidente da OAB-SP, a entidade irá pedir novamente esclarecimentos sobre os ofícios enviados.


A Secretaria da Segurança Pública, por meio de nota oficial, disse que o secretário, Antonio Ferreira Pinto, recebeu o material enviado pela OAB da Casa Civil do governo em 22 de dezembro.


"Ao identificar o material como sendo de interesse da Corregedoria da Polícia Civil, Ferreira o enviou para este órgão em 22/12/10, cumprindo sua obrigação funcional."


Ainda segundo a nota, o "secretário não assistiu o conteúdo do vídeo naquela ocasião e, na data em que o vídeo chegou à secretaria, o fato já havia sido investigado pela Corregedoria e arquivado pelo juiz em 19 de novembro de 2009".


Anteontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que o vazamento do vídeo na internet era "grave".


Na nota, a assessoria afirma ainda que o secretário oficiou o Ministério Público Estadual, "manifestando perplexidade com o arquivamento do caso."

Palavras-chave: OAB; Escrivã; Vídeo; Denúncia; Corrupção; Vazamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-ja-havia-alertado-secretario-sobre-video-no-caso-de-escriva

9 Comentários

Paulo Funcionário Público Federal23/02/2011 21:45 Responder

Estado Policial VS Estado Democrático de Direitos. A divulgação deste video, só reforça a idéia do Estado Policial que diversos administrados policiais passam frente as corregedorias de policia! Acham que podem tudo em nome do combate a corrupção! O que as mães, irmãs, esposas, noivas ou namoradas e filhas destes agentes públicos acharam? O Estado não pode ficar inerte!

Noemia advogada24/02/2011 10:03 Responder

Como é mesmo.... O governador achou grave o vazamento. E se não vazasse ele não ia achar nada do abuso... Interessante, essa declaração saindo pela tangente... Imagine governador se a polícia age assim entre os seus, imagine com a população...

Noemia advogada24/02/2011 10:07 Responder

Não adianta passar a mão na cabeça dos maus policiais, é necessário GOVERNADOR - rever com urgência o plano de carreiras e o atraso na recomposição dos salários da polícia militar e civil.

LUIZ RAPHAEL ARELLO advogado24/02/2011 11:55 Responder

Ássisti perplexo o vídeo. Está definitivamente comprovado que o Estado Policial ainda carrega o ranço da ditaduras militar. Estado Democrático de Direito? A brutalidade de pessoas e atos não pode ferir direitos e garantias individuais. como Advogado Criminalista me senti ofendido por ver delegados de polícia despreparados e amparados pelo poder que lhe são conferidos.

jacó policial militar24/02/2011 11:57 Responder

seria engraçado se não fosse revoltante pois parece que o governador n achou o fato grave mas tão somente o vazamento na internet, isso foi na policia civil mas posso afirmar com propriedade que na pm tapas e chutes em mesas bem como os berros ao pé do ouvido são uma prática comum ainda hoje quando um policial é acusado, a sociedade bem como as autoridades desconhecem esses fatos pq são sempre de portas fechadas, mas garanto....dentro dos batalhões da pm isto n é novidade. infelizmente.

Pedro Manoel Advogado24/02/2011 23:38 Responder

Fico imaginando o que a população em geral estão pensando sobre esta lastimavel episodio, ja que, a polícia que deveria nos proteger age dessa forma com seus colegas de farda, fazendo sua própria leis. Se a vitima não fosse uma policial qual seria maneira teria agido estes funcionários públicos? Quem vai pagar a fatura das consequencias do despreparo deste policiais? Governador! não é somente grave o vazamento do video, é um absurdo o lastimável episodio..

Marta Florenc Advogada25/02/2011 13:11 Responder

Que vergonha! É por isso que muitos delegados de polícia, quando se fala, em juizes e promotores públicos participarem de investigações dentros das delegacias ficam estéricos, pois, sabem que vão ter controles nas suas atitudes pesicopáticas. Fique o povo sabendo que não é só em São Paulo que acontece um absurdo deste. Polícia desacreditada, abuso de poder!

Ronaldo Luiz de Araujo advogado25/02/2011 15:12 Responder

É revoltante a cena, o despreparo desses delegados esta eminente, tem que ser punidos com rigor, por abuso de poder, o Estado tem pagar juntamente com esses homens que agiram como se bandido fossem, se possivel exclui-los, mas infelizmente não será o caso, apesar dela ter praticado um delito que considero grave, momento algum se negou a ser revistada, mas agiu certa ao exigir que fossem por mulheres policiais, jamais esses truculentos que achavam que poder ser da Corregedoria de Policia pode fazer o que na sua cabeça, ai cabe indenização, condenação para todos eles na orbita criminal para ser de exemplo, esta na hora de acabar com essas truculencia dentro do meio policial brasileiro.

PERCI LIMA jornalista02/03/2011 21:25 Responder

POIS É... ESSE FATO É GRAVISSÍMO, CHEGA A SER HEDIONDO, PORÉM O ESTADO É MAL APARELHADO DE PROFISSIONAIS. ESSE DELEGADO É UM TROGLODITA, UM PERFEITO MONSTRO. NADA JUSTIFICA UMA ATITUDE DESTAS POR PARTE DE UMA AUTORIDADE CORREGEDORA. É UMA VERGONHA PARA A JUSTIÇA BRASILEIRA. MAS, E A TAL DA LEI MARIA DA PENHA PARA QUE SERVE? AO QUE PARECE, ESSE CASO DEMONSTRA, COMO TODA LEI, SÓ SERVE PARA APLICAÇÃO AOS TRÊS \\\"P\\\"! CERTO?

Conheça os produtos da Jurid