Ministros de Justiça dos países ibero-americanos debatem a reforma do Judiciário

A reforma do Judiciário foi tema predominante na sessão de abertura e deve dominar os debates nos três dias de trabalhos e discussões.

Fonte: Notícias do Supremo Tribunal Federal

Comentários: (0)




Na manhã desta segunda-feira (31/5), os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, participaram, com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, da abertura da XIV Conferência de Ministros da Justiça de Países Ibero-Americanos, em Fortaleza, Ceará. A reforma do Judiciário foi tema predominante na sessão de abertura e deve dominar os debates nos três dias de trabalhos e discussões.

Para o ministro Nelson Jobim, STF, STJ e Ministério da Justiça estão desenvolvendo esforços conjuntos para não apenas atender às demandas, como também compreender os erros e acertos do Poder Judiciário.

O presidente do Supremo destacou dois aspectos a serem analisados nesse trabalho de reconstrução da Justiça. O primeiro é a capacidade de oferecer decisões, tornando o Judiciário mais acessível e com maior grau de previsibilidade. Ao mesmo tempo, segundo Jobim, é preciso examinar os bolsões de maior demanda, pois é visível que alguns setores aproveitam a morosidade de decisões judiciais para obter ganhos no mercado financeiro. Para o ministro Nelson Jobim, o Judiciário deve servir à Nação, e não apenas a alguns setores da Nação.

O presidente do STJ, Ministro Edson Vidigal, também ressaltou o clima de harmonia entre os Tribunais Superiores como ponto positivo para lançar as bases de uma reforma que, segundo ele, irá fortalecer as instituições democráticas.

E o ministro Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, esclareceu que o objetivo do Governo, neste momento, é ?descongestionar o Judiciário de processos e recursos e torná-lo mais ágil, eficiente e, principalmente, mais acessível à população brasileira?.

Além da reforma do Judiciário, os representantes dos 21 países presentes à Conferência vão discutir a reforma do processo penal e o fortalecimento da cooperação ibero-americana.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministros-de-justica-dos-paises-ibero-americanos-debatem-a-reforma-do-judiciario

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid