Corregedoria amplia monitoramento nas comarcas

O objetivo do órgão é aumentar a fiscalização, a orientação e o apoio à 1º Instância para dar efetividade aos processos

Fonte: TJMT

Comentários: (1)




A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) apresentará nesta terça-feira (3 de abril) a ampliação do sistema de Auditoria Virtual e Inspeção. A partir de agora a ferramenta tecnológica permitirá o monitoramento simultâneo de procedimentos e atos processuais nas 268 Varas das 79 Comarcas do Estado. O objetivo do órgão é aumentar tanto a fiscalização, quanto a orientação e o apoio à Primeira Instância para dar efetividade aos processos. O evento vai ocorrer às 16h30 na Corregedoria.

 
Com a abrangência do sistema é possível realizar o acompanhamento virtual e simultâneo dos processos que estão dentro da normalidade e em situações consideradas média e crítica em relação ao tempo de tramitação. A inspeção será feita em tempo real por meio de oito televisores instalados na sala da Auditoria. Antes da ampliação, feita pelo Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), o sistema permitia apenas a verificação de um item por vez.

 
A partir da verificação sobre o andamento dos processos, o primeiro passo da Corregedoria é notificar aquelas unidades judiciais onde são encontradas anomalias apontando tanto o que está fora dos padrões, quanto indicando o que poderá ser feito para corrigi-las, dando prazos para adequações que variam de 24 horas a até 30 dias, dependendo da situação.
 
 
“Vamos avaliar cada unidade individualmente e tomar providências sempre levando em consideração os fatores internos que estão contribuindo para a não celeridade dos processos - como o quadro exíguo de servidores e juízes e os procedimentos utilizados para impulsionar as ações – e os fatores externos – como o acelerado aumento da demanda da população pelos serviços judiciais”, afirma o corregedor-geral, desembargador Márcio Vidal. 

Palavras-chave: Fiscalização; Orientação; Efetividade; Processos; Monitoramento; Ampliação; Comarcas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/corregedoria-amplia-monitoramento-nas-comarcas

1 Comentários

Itelvino Hoffman advogado03/04/2012 10:24 Responder

Estamos na espectativa e torcendo para que realmente esta iniciativa surta os efeitos buscados. Parabéns. Assim não será mais necessários pedir providências qdo algum processo adormece nas prateleiras, e após sofrer as retalhiações.

Conheça os produtos da Jurid