Trabalhadores com deficiência - encontro no TRT-PR

Encontro no TRT-PR discute inclusão de trabalhadores com deficiência

Fonte: TRT/PR

Comentários: (0)




ALÉM DAS COTAS
 

O debate será nesta terça-feira - Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
 
No Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência - nesta terça-feira, 21 de setembro - o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná realizará um encontro para promover o debate sobre a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. O evento, cujo tema é "O Brasil e a Justiça do Trabalho em Prol da Sociedade Inclusiva",  será realizado das 9 às 17 horas, no

Plenário Pedro Ribeiro Tavares, anexo à sede do TRT-PR, na Alameda Carlos de Carvalho, 528. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó. Os produtos serão destinados a instituições cadastradas na Comissão de Responsabilidade Socioeconômica e Ambiental do TRT-PR.
 
De acordo com o desembargador do TRT-PR Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, o primeiro magistrado cego do Brasil, o País tem evoluído na inclusão das pessoas com deficiência, porém ainda há muito a ser feito. "Ainda enfrentamos barreira na colocação dos deficientes no mercado de trabalho. 
 
Muitos deles são aceitos para cumprir apenas uma exigência, como o cumprimento de cotas, mas a eles não são oferecidas condições de desempenhar um bom trabalho. É preciso oferecer meios adequados para que o trabalhador com deficiência mostre o seu potencial", indica o desembargador, relatando que as dificuldades para inserção da pessoa com deficiência não são exclusivas do setor privado. Muito há de se evoluir também na esfera pública.
 
"O Conselho Nacional de Justiça editou recentemente a Recomendação número 27, em que solicita aos tribunais brasileiros que adotem medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e normativas, de modo a promover o acesso de pessoas com deficiência às suas dependências, aos serviços que prestam e às respectivas carreiras", explica o desembargador da Justiça do Trabalho do Paraná. Entre essas medidas está a orientação sobre a capacitação de servidores e magistrados na Língua Brasileira de Sinais, já utilizada pelo TRT-PR há dois anos.
 
O TRT-PR tem 46 servidores com deficiência, seja visual, auditiva ou de locomoção. Vinte deles trabalham nas unidades do Interior do Estado. "O Regional paranaense é destaque quando o assunto é inclusão, e queremos continuar atuando para que todas as barreiras sejam vencidas. 
 

Por isso é indispensável a realização de encontros como esse, que não só servem para discutirmos sobre o que devemos melhorar dentro da Instituição, como também para levar à sociedade a importância de se preparar para atender essas pessoas, que, se tiverem oportunidades, podem mostrar que são profissionais capacitados", completa o desembargador. 
 
Ele cita exemplos de empresas que apostaram nesses profissionais e que em troca garantiram serviço de excelência, como é o caso do Banco HSBC, Risotolândia e a montadora Volvo, na Região Metropolitana de Curitiba. A Volvo contratou deficientes visuais para a pintura dos veículos. "Os cegos têm maior sensibilidade nos dedos e podem detectar se há problema na pintura da lataria por meio do tato. Isso garantiu uma pintura de maior qualidade aos veículos", explicou o desembargador Ricardo Tadeu. 

 

Apesar das dificuldades na inclusão, segundo o desembargador do Tribunal paranaense o Brasil passa por um momento sem precedentes na história, ao disponibilizar melhores condições de vida às pessoas com algum tipo de deficiência. Isso começou com a ratificação pelo Brasil da convenção da ONU dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 2007. "A partir daí começou a preocupação real com a pessoa deficiente. Por isso, o Judiciário não pode ficar de fora. Precisa dar o exemplo e nos preparar para atender às demandas dessa sociedade", diz ele. "É preciso conscientizar a todos de que as pessoas com deficiência podem não ter determinadas habilidades, mas não perderam a capacidade de trabalhar", conclui.

 

O encontro que o TRT-PR promove nesta terça-feira, 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, será transmitido pela Internet, no endereço www.dosvox.com/cotas.php.
 
 
 
Flaviane Galafassi
Assessoria de Imprensa do TRT-PR
(41) 3310-7313
 

imprensa@trt9.jus.br

Palavras-chave: Trabalhadores Deficiência Dificuldade Inclusão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/trabalhadores-com-deficiencia-encontro-no-trt-pr

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid