TJ condena agricultor flagrado em caçada a pássaros silvestres

Lavrador alegou que na região a caça de animais silvestres é prática costumeira, além de ser uma questão cultural

Fonte: TJSC

Comentários: (1)




A 2ª Câmara Criminal manteve condenação imposta em primeiro grau a um agricultor - dois anos e seis meses de detenção, em regime aberto -, por caçar ilegalmente pássaros silvestres no interior do estado. De ofício, a câmara minorou a pena de prestação pecuniária para um salário mínimo. De acordo com o processo, o homem foi abordado por dois policiais militares, em diligência por estrada de terra em localidade do interior, no oeste do estado, na posse de uma espingarda de pressão e de uma sacola com 23 sabiás abatidos, sem autorização do Ibama.

  
Em sua defesa, o lavrador alegou que na região a caça de animais silvestres é prática costumeira, além de ser uma questão cultural. Sustentou, ainda, que em razão de sua condição financeira costumava abater pequenos pássaros somente para complementar a alimentação da família, sem intenção de vendê-los. Pleiteou, assim, a minoração da pena.

  
No entendimento da câmara, o fato de os animais abatidos não se destinarem ao comércio não é suficiente para a configuração do estado de necessidade. Em relação à pena pecuniária, a relatora do caso, desembargadora substituta Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, ressaltou: "[...] mesmo que não se tenham provas concretas da situação financeira do réu, os indícios apontam que não possui condição financeira abastada, pois é agricultor, e o próprio sentenciante aplicou o valor unitário do dia-multa no patamar mínimo de 1/30 (um trigésimo do salário mínimo vigente à época dos fatos), o que reforça a hipótese da necessidade de minoração da prestação pecuniária". A votação foi unânime.
   
  
Processo nº 2013.048130-3

Palavras-chave: direito ambiental caça clandestina animais silvestres

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tj-condena-agricultor-flagrado-em-cacada-a-passaros-silvestres

1 Comentários

Luisa Bento Operadora de Computador22/12/2013 0:12 Responder

O pobre lavrador vai ver, num sabia, que a sabiá que antes ajudava a matar a fomi da famia, agora é pertencente ao rei de não sei das quantas, e ai não si alembrou de pidi pirmissão pra sua alteza pra mó de caçar.\\\"cadeia pra este corrupto, desviador de divissas sonegador, distruidor fanatico do meio ambiente! ha, ha ,ha,ha. \\\"E o que é que a gente faz com o pessoal ,que esta querendo destruir Meio mundo de mata atlantica, milhares de especies de animais silvestres diferentes entre eles o sabiá, no extremo sul da Bahia por causa de uma ferrovia, que não vai chegar a lugar nenhum pro pobre?\\\"

Conheça os produtos da Jurid