Tesoureiro pressiona, e PT não expõe contas

A proposta, que previa a divulgação a cada 15 dias das doações e dos gastos de campanha, havia sido apresentada ontem pelo deputado federal Chico Alencar (RJ) como uma emenda à resolução sobre financiamento eleitoral.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários: (0)




O tesoureiro nacional do PT, Delúbio Soares, vetou ontem, na reunião do Diretório Nacional do partido, a proposta de prestação de contas on-line dos candidatos petistas a prefeito e vereador. Alegou que a prática causaria "mal-estar aos doadores".

A proposta, que previa a divulgação a cada 15 dias das doações e dos gastos de campanha, havia sido apresentada ontem pelo deputado federal Chico Alencar (RJ) como uma emenda à resolução sobre financiamento eleitoral.

A idéia tinha, até então, a simpatia da cúpula do PT. Serviria, diziam os petistas, na esteira do caso Waldomiro Diniz, como uma tentativa de evitar a eclosão de novos escândalos no partido.

Para derrubar a proposta, Delúbio argumentou que os financiadores das campanhas poderiam ficar constrangidos em doar valores distintos aos candidatos.

"Se um empresário doar R$ 10 mil para o Chico [Alencar] e R$ 15 mil para o [José] Genoino, por exemplo, vai criar um mal-estar se isso se tornar público pela internet", disse o tesoureiro, segundo relatos de petistas.

Delúbio faz parte do Campo Majoritário, que detém o controle do partido e do qual participam, entre outros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e a prefeita Marta Suplicy.

O deputado federal Chico Alencar considerou "fraco" o argumento de Delúbio. "Perdemos uma ótima oportunidade para fazer com que o PT agisse de forma pioneira e vanguardista nessa questão da prestação de contas."

Como alternativa, o partido decidiu que a bancada de parlamentares deverá apresentar um projeto de lei tornando obrigatória a prestação de contas on-line para todos os partidos, e não apenas para o PT. O presidente do PT, José Genoino, afirmou que "o princípio que o partido defende é que a Justiça Eleitoral defina [uma regra]. Tem de valer para todos".

"O PT continua na vanguarda da defesa da luta pela ética na política. Não temos o patrimônio exclusivo, mas travamos essa luta."

Após a reunião, Genoino foi questionado pelos jornalistas se a decisão de não disponibilizar os dados refletia um receio do PT de que adversários pudessem utilizá-los para atacar os candidatos petistas. "O PT não teme nada. Em matéria de ética, está à vontade, com toda a transparência para discutir sua história, suas campanhas e prestar contas na hora que for necessário", respondeu.

Bingos

Na reunião, o PT decidiu que os candidatos do partido estarão proibidos de receber doações de pessoas ou empresas envolvidas com jogos de azar, jogo do bicho, bingos e assemelhados, "ou que mantenha qualquer outra atividade ilícita ou comércio ilegal". Quem infringir a regra, pelo texto, ficará sujeito a "punições disciplinares". O partido estabeleceu também um teto para as doações: 10% dos rendimentos brutos de pessoa física e de 2% do faturamento no caso de pessoa jurídica.

A decisão é uma resposta à crise provocada pelo caso Waldomiro, então assessor do Planalto, que foi flagrado em gravação de 2002 pedindo propina e contribuição para campanhas políticas. Por causa da denúncia, o governo Lula proibiu o funcionamento dos bingos .

O PT também vetou doações de concessionários ou permissionários de serviços públicos. Na última eleição municipal, os maiores financiadores da campanha de Marta foram empreiteiras de lixo que mantém contratos públicos.

Mudança na burocracia

Marcelo Sereno assumiu a Secretaria de Comunicação do PT. Por conta disso, deixou a assessoria de José Dirceu na Casa Civil.

Em razão da eleição, Marta pediu licença, por 180 dias (entre 15 de maio e 15 de novembro) da primeira vice-presidência. Mônica Valente, mulher de Delúbio, assumirá. A Secretaria Geral do PT será ocupada por Sílvio Pereira, em lugar do deputado federal Jorge Bittar (RJ), em licença para disputar a eleição no Rio de Janeiro. Pereira é ligado a Dirceu.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tesoureiro-pressiona-e-pt-nao-expoe-contas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid