Negado seguimento de habeas-corpus por não se enquadrar na competência do STJ

Fonte: STJ

Comentários: (0)




O ministro Edson Vidigal, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou seguimento ao pedido de habeas-corpus, impetrado pela defesa de Ricardo de Carvalho Vareda Lapenda para evitar o decreto de sua prisão civil, que afirma ser iminente.

Lapenda foi condenado, em ação civil pública promovida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, a depositar, em juízo, a quantia de R$ 23.338,14 sob pena de ser decretada sua prisão civil. A sentença foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e já estaria em execução, tendo sido expedido pelo juízo monocrático, inclusive, mandado de prisão administrativa via carta precatória para a Comarca do Recife (PE).

A defesa de Lapenda, então, impetrou o habeas-corpus, com pedido liminar, sustentando que o decreto de sua prisão civil é iminente, não possuindo ele condições financeiras de arcar com o valor da condenação. Alegou, também, que, com o Pacto de San Jose da Costa Rica, o princípio da vedação da prisão civil ficou ainda mais restrito, "na medida que a exceção do depositário infiel foi eliminada".

Segundo o ministro Vidigal, o pedido inicial é dirigido especificamente contra ato de juiz de 1º grau, não se enquadrando, dessa forma, na previsão constitucional de competência do STJ.

Cristine Genú
(61) 3319-8592

Processo:  HC 45353

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/negado-seguimento-de-habeas-corpus-por-nao-se-enquadrar-na-competencia-do-stj

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid