MPRJ obtém liminar que impede escola técnica de Padre Miguel de cobrar certificados de conclusão de curso

Caso a instituição de ensino descumpra a decisão, será aplicada multa de R$ 10 mil reais

Fonte: MPRJ

Comentários: (1)




O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve uma liminar na Justiça que obriga o Colégio Técnico Excelsior, localizado em Padre Miguel, a não cobrar dos seus alunos a publicação dos certificados de conclusão de curso no Diário Oficial. A decisão do Juiz da 2ª Vara Empresarial estabelece o pagamento de multa de R$ 10 mil por cada descumprimento. O pedido de liminar consta da Ação Coletiva de Direito do Consumidor, subscrita pelo Promotor de Justiça Carlos Andresano Moreira, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital.


Segundo a ação, a ilegalidade foi detectada em investigação da Secretaria Estadual de Educação. Ao consultar os arquivos do colégio, a Secretaria encontrou recibos de cobrança emitidos na expedição dos certificados. Os alunos eram obrigados a efetuar o pagamento indevido, sob pena de não receberem o certificado a que tinham direito. As informações estão no Relatório Técnico de Apuração de Denúncia, encaminhado ao MPRJ.


A prática fere o direito básico do consumidor e constitui prática abusiva. Contraria os artigos 6º, IV e 39, V e VIII do Código de Defesa do Consumidor e o § 4º do artigo 32 da Portaria Normativa do Ministério da Educação nº 40/2007. A norma impede a cobrança pela expedição do diploma, cujos custos se consideram incluídos no preço dos serviços cobrados.

Palavras-chave: Certificado; Conclusão; Instituição de ensino; Cobrança indevida

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mprj-obtem-liminar-que-impede-escola-tecnica-de-padre-miguel-de-cobrar-certificados-de-conclusao-de-curso

1 Comentários

marcelo policial27/01/2013 1:15 Responder

Me formei em 1994 neste colegio, que na epoca era muito bem administrado pelo senhor Gerson.Minha familia passava por diiculdades financeiras na epoca e a diretoria parcelou a divida das mensalidades,me deu bolsa de estudos,tudo para facilitar os meus estudos!Depois que a administração mudou,as coisas pioraram muito! Que pena!

Conheça os produtos da Jurid