MPF/SP denuncia Marcos Valério, empresário e juiz aposentado por exploração de prestígio

Acusados tentaram influenciar andamento de uma ação milionária de interesse da Cervejaria Petrópolis.

Fonte: MPF

Comentários: (0)




Acusados tentaram influenciar andamento de uma ação milionária de interesse da Cervejaria Petrópolis

O Ministério Público Federal em Santos (SP) ofereceu denúncia hoje, 21 de julho, contra o empresário Walter Faria, o publicitário Marcos Valério, o juiz aposentado José Ricardo Tremura e mais outros cinco investigados na Operação Avalanche, pelo crime de exploração de prestígio, revelando mais uma frente de atuação da quadrilha desvendada pela investigação, deflagrada em outubro de 2008.

De acordo com a denúncia, convocados por Walter Faria, Marcos Valério e seu sócio, Rogério Tolentino, para influenciar no andamento de uma ação milionária de interesse da Cervejaria Petrópolis, em trâmite no Fórum de Boituva (SP), os advogados mineiros Ildeu Pereira e Eloá Velloso contactaram os policiais federais aposentados Paulo Endo e Daniel Balde.

Segundo a denúncia, Endo e Balde, que atuam em Santos, contrataram os serviços do juiz aposentado José Ricardo Tremura, ex-diretor do Fórum da cidade, que se dispôs a atuar no sentido de influir sobre os juízes responsáveis pela causa, em benefício da Cervejaria Petrópolis, valendo-se de sua condição de juiz aposentado, e solicitando dinheiro do grupo interessado.

Não há indícios de que Tremura e os demais réus, por meio de sua atuação, tenham efetivamente afetado o trâmite da ação. Entretanto, o simples fato de terem solicitado dinheiro a pretexto de influir sobre os juízes atuantes em Boituva (SP) já corresponde ao crime de exploração de prestígio, tipificado no artigo 357 do Código Penal e cuja pena é de um a cinco anos de prisão, e multa.

O empresário Walter Faria, Marcos Valério e Rogério Tolentino foram denunciados por participação no crime de exploração de prestígio, por terem procurado pelos serviços ilícitos dos demais acusados no interesse da cervejaria e oferecido pagamento pelo serviço. A conduta, avalia o MPF, contribuiu de maneira determinante para a prática do crime.

Esta é a terceira denúncia do MPF na Operação Avalanche. O primeiro processo do caso, contra dois policiais e dois empresários que tentaram extorquir um empresário em São Paulo, já se encontra na fase de alegações finais.

Na Justiça Federal de Santos tramita desde novembro passado o principal processo do caso, em que Marcos Valério e mais dez pessoas, entre as quais policiais, ex-policiais e delegados federais, são acusados de forjar um inquérito na Delegacia de Polícia Federal daquela cidade a fim de desmoralizar dois fiscais da Secretaria da Fazenda paulista que conduziram ações fiscalizatórias que resultaram em uma multa milionária contra a cervejaria Petrópolis.

Palavras-chave: Marcos Valério

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mpfsp-denuncia-marcos-valerio-empresario-juiz-aposentado-por-exploracao-prestigio

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid