Ministro do STF diz que situação de Lula é diferente da de Collor

Fonte: Estadao.com.br

Comentários: (5)




O ministro Sydney Sanches, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na época do impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, disse hoje que é muito diferente a situação entre Collor e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Collor, segundo ele, foi envolvido diretamente no recebimento de dinheiro por meio de seu tesoureiro de campanha, PC Farias. Além disso, as denúncias contra ele foram feitas por pessoas muito próximas a Collor, como seu irmão e o motorista.

Outra diferença na situação dos dois presidentes, conforme observou Sanches, é que, no caso de Collor, havia uma indignação nacional, iniciada com o confisco de recursos da população. "Com tudo isso, Collor não teve no Congresso o respaldo que pensava ter."

No caso de Lula, de acordo com o ministro, existe apenas a suspeita de que ele poderia saber sobre o esquema de financiamento de campanha, que está sendo investigado pelo Congresso. "Não há fatos concretos, apenas suspeitas. Mas, se o Lula, se incidir em falta de decoro, também estará sujeito ao mesmo processo de Collor", ressaltou Sanches, que participou de seminário sobre segurança jurídica, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Sanches afirmou ainda ver com preocupação o comportamento do presidente Lula. "Ele parece estar se reservando a dizer coisas importantes no momento que julgar oportuno", finalizou.

Suspensão do fundo partidário

Para o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Carvalho Vidigal, pelo menos até agora, não vê qualquer fato que possa levar ao impeachment do presidente Lula. "Tudo parece estar ligado à campanha eleitoral, antes da diplomação do presidente", afirmou o ministro, que também participou do seminário sobre segurança jurídica.

Vidigal ressaltou, no entanto, que vê a possibilidade de suspensão do fundo partidário do PT por desvios de recursos desse fundo. "Pelo menos, é o que se fala até agora." O ministro criticou o pronunciamento de sexta-feira do presidente Lula. "Parece que a nação queria ouvir mais. Eu, pessoalmente, gostaria de ouvir mais. Faltou convicção na fala, o gestual não correspondeu ao texto. Parece que ele tinha mais coisas a dizer", disse o ministro, logo após o encerramento de sua participação no evento.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministro-do-stf-diz-que-situacao-de-lula-e-diferente-da-de-collor

5 Comentários

Juliana C. Guilherme Vigilante feminina15/08/2005 22:23 Responder

Na minha opinião, seria muito pouco provável que o nosso presidente não soubesse desta tramoia toda, mas também acho que ele não esteja envolvido diretamente como o Collor Estava, estou torcendo para que ele nos prove que nada tem haver com tudo isso.

Socorro Funcionaria Pub. Estadual16/08/2005 8:47 Responder

Bom dia, Com todos respeito ao Ministro Sanches, gostaria de expressar sim minha indignação com todos os comandantes deste País, com todos os representantes do povo e dizer a ele que há realmente uma grande diferená entre os Presidentes Collor e Lula, o Exm.o. Collor, por muito menos saiu da Presidência e Lula com essa cara de santos vir a dizer que não sabe de nada é uma prova de que ele nunca comandou este País, ainda não sentou para governar e ainda não parou os discursos sem atitude que ele vive a declarar. Se ele fosse Presidente de pulso, com certeza ele no mínomo saberia de um pouquinho do que esta acontecendo com o meu País Socorro

roberto lucio silveira filho Advogado16/08/2005 12:34 Responder

As mesmas indagações que fiz em email ao presidente faço aos senhores. Em 13 de Agosto último escrevi o seguinte email:Juiz de Fora, 13 de agosto de 2005. Exmo. Sr. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Será que atriz Regina Duarte estava certa ? Era realmente para ter medo? Sr. presidente , é inconcebível a sua falta de conhecimento do que se passava dentro da cúpula de seu partido. A esperança que os brasileiros acreditavam em ter vencido o medo, nos tempos atuais, foi a nocaute. O povo acreditava em sua biografia Sr presidente. O sonho, a cada nova notícia vai se desmantelando. Quando fui a urna, para votar em sua pessoa, pensei como o líder negro americano :" eu tenho um sonho..." e com sua posse, pensei no que podia mudar... Esqueci também do parlamento , como a maior parte do povo. Uma andorinha só não faz verão. O que é pior Sr Presidente: a ação ou omitir-se? O ex-presidente Fernando Collor, não conseguiu explicar uma Fiat Elba . O Sr. vai conseguir explicar o Sr. Marcos Valério? Gostaria de pensar ao contrário, ver que tudo não passou de um mal entendido. Sou brasileiro e não desisto nunca. Por este motivo clamo pela verdade!!! Se o que diz , o que sente corresponder com a verdade LUTE!!! O tempo acaba mostrando a realidade da História... Desde já agradeço pela atenção dos funcionários do planalto... Roberto Repito uma das indagações o que é pior a Ação ou Omitir-se?

Lucia Helena de Oliveira Advogada17/08/2005 21:00 Responder

Acredito realmente que a situação do Presidente Lula e diferente da de Collor , principalmente no que tange a estrutura operacional e logistica desta mega operação que saqueou o povo BRASILEIRO, não so do ponto de vista financeiro , mas MORAL...

Lucia Helena de Oliveira Advogada17/08/2005 21:03 Responder

Acredito realmente que a situação do Presidente Lula e diferente da de Collor , principalmente no que tange a estrutura operacional e logistica desta mega operação que saqueou o povo BRASILEIRO, não so do ponto de vista financeiro como tambem MORAL...

Conheça os produtos da Jurid