Mato Grosso aprova só 17,48% de inscritos em Exame de Ordem

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (0)




A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Mato Grosso aprovou apenas 17,48% dos candidatos que concorreram ao primeiro Exame de Ordem deste ano no Estado. De um total de 944 inscritos, apenas 165 conseguiram ser aprovados. Apesar de considerar o percentual baixo, o presidente da Seccional mato-grossense da OAB, Francisco Faiad, acredita que o número de aprovados refletiu uma pequena melhora no padrão dos candidatos.

Faiad explicou que, devido às condições exigidas pela OAB para que o bacharel em Direito ingresse na advocacia, muitos estão procurando se preparar mais para enfrentar o Exame. Ainda segundo Francisco Faiad, o Exame de Ordem segue o mesmo padrão adotado há vários anos, tendo como objetivo colocar no mercado apenas aqueles bacharéis que realmente são capazes de prestar com competência o serviço de advocacia.

?Estamos vivendo uma luta dura na busca do respeito e valorização da classe, com o cumprimento das prerrogativas previstas em lei. Ao mesmo tempo, estamos punindo aqueles profissionais que, por alguma razão, não dignificam a classe. E o mercado está a exigir cada vez mais profissionais preparados", frisou o presidente da OAB mato-grossense.

Com provas iniciadas no mês de março, este foi o primeiro dos três exames que serão realizados em 2005 pela OAB do Mato Grosso. O próximo está previsto para ter início, com a primeira fase, no dia 28 de agosto.

O Exame de Ordem é realizado sempre em duas etapas, uma objetiva e outra prático-profissional, e indica se o profissional está ou não apto a exercer a profissão de advogado. Na primeira fase, são aplicadas 80 questões sobre Direito Civil, Penal e Trabalhista e o candidato deve acertar 50% delas para passar à próxima etapa. Na segunda etapa, o candidato deve apresentar, em quatro horas, uma peça processual.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mato-grosso-aprova-so-1748-de-inscritos-em-exame-de-ordem

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid