Edinho aguarda análise de pedido de liberdade provisória

Fonte: Folha Online

Comentários: (2)




O ex-goleiro Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, filho de Pelé, permanece na sede do Denarc, na zona oeste de São Paulo, enquanto aguarda a análise de um pedido de liberdade provisória apresentado à Justiça por sua defesa. Caso a Justiça concorde com o pedido, ele poderá ser internado em uma clínica para dependentes químicos.

Preso na última segunda-feira e autuado sob suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, o ex-goleiro negou em depoimento à Polícia Civil as acusações de associação para o tráfico, mas afirmou ser usuário de maconha e disse precisar de tratamento médico.

O pedido de liberdade foi apresentado na 1ª Vara de Praia Grande (litoral de São Paulo) --mesma comarca que autorizou as escutas telefônicas e os mandados de busca e apreensão. A defesa alega falta de materialidade das provas. Segundo o TJ (Tribunal de Justiça), o advogado Sidney Gonçalves sugeriu à Justiça que Edinho seja internado em uma clínica.

Prisão

O ex-goleiro foi preso em seu apartamento em Santos (litoral paulista). O Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) afirma que ele foi flagrado em conversas telefônicas com Ronaldo Duarte Barsotti de Freitas, o Naldinho, também preso e apontado como o chefe do tráfico de drogas na Baixada Santista.

Filho do ex-jogador do Santos Pitico --que foi contemporâneo de Pelé--, Naldinho e outros seis presos foram transferidos do Denarc para CDPs (Cetros de Detenção Provisória) na noite de terça-feira (7). Além de Edinho, outros seis suspeitos permanecem no Denarc. A Polícia Civil afirma que a transferência depende de vagas no sistema prisional.

Investigação

As confissões feitas pelo ex-goleiro para justificar seu envolvimento com Naldinho não convenceram a polícia. O Denarc diz que ele usava a influência do nome do pai em negociações feitas com a suposta quadrilha.

O conteúdo das escutas não foi divulgado. Porém, policiais afirmam que, nas conversas gravadas, Edinho chegou a dizer a Naldinho: "Você entra com dinheiro, e eu entro com o nome do meu pai".

De acordo com a polícia, a quadrilha movimentaria cerca de duas toneladas de cocaína por mês. O diretor do Denarc, Ivaney Cayres de Souza, disse que será pedida a quebra de sigilo bancário dos envolvidos.

Na última terça, Pelé visitou o filho no Denarc e concedeu entrevista e pediu que uma carta, na qual o filho afirma ser dependente de drogas, fosse lida. Durante a leitura do texto, no qual Edinho diz que começou a usar drogas depois de deixar o futebol, ele não se conteve e chorou.

"Não é desculpa nenhuma o que vou dizer. Mas vocês me acompanharam desde o começo da minha carreira, sabem da minha luta contra as drogas, do meu empenho de que ficasse claro que isso não é bom para qualquer ser humano. E parece que Deus me deu uma prova e tenho de passar por isso", afirmou Pelé.

Operação

No total, 52 pessoas foram detidas durante a operação do Denarc realizada na última segunda-feira e 13 delas --incluindo o filho de Pelé-- foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em 22 locais da Baixada Santista e da Grande São Paulo.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/edinho-aguarda-analise-de-pedido-de-liberdade-provisoria

2 Comentários

Wilson Barbosa da Silva Funcionário Público09/06/2005 17:32 Responder

Caso não haja envolvimento do Edinho, seria bom que desse uma oportunidade para ele se recuperar.

elaine cibele estudante de direito10/06/2005 8:21 Responder

Espero que ele(EDINHO) não seja previlegiado só porque é filho do Pelé, pois muitos são presos e também "dependentes quimicos" e nem por isso são internados em uma clinica de recuperação e sim ficam presos por muito tempo. Acredito que houve uma Mega investigação para que tudo acontecesse, então espero que a JUSTIÇA não faça vista grossa.

Conheça os produtos da Jurid