Ecad é condenado a prestar contas de obras de compositor catarinense

Compositor afirma ser credor de quantias pecuniárias referentes aos direitos autorais sobre as execuções públicas de suas obras, valores estes que não lhe foram repassados

Fonte: TJSC

Comentários: (1)




A 5ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou sentença da comarca da Capital que condenou o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - Ecad e a Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais – Sicam a prestar contas ao músico e compositor Edu da Silva Aguiar, no período de 1996 a 2005. 


Nos autos, Edu, filiado ao Ecad e Sicam, explicou que foi o autor dos sambas-enredos da Escola de Samba Embaixada Copa Lord de 1996 à 2005, e que, em razão da execução pública de tais melodias, é credor de quantias pecuniárias referentes aos direitos autorais sobre as execuções públicas de suas obras, valores estes que não foram repassados pelo escritório e pela sociedade.


Para o relator do processo, desembargador Jairo Fernandes Gonçalves, embora o Ecad e a Sican tenham trazido aos autos diversas informações e documentos a respeito de pagamentos feitos em favor do músico, tais informações não traduzem a demonstração pormenorizada de que trata o pedido autoral, pois ele informaram apenas quanto pagaram supostamente ao compositor, informação esta que ele obviamente já teria conhecimento.


Não bastam simples alegações e demonstrativos de pagamento em favor do músico, mas é preciso que o Ecad comprove o volume de recursos arrecadados e seus repasses para cada fundo que alega ter repassado, para que haja satisfatória conferência por parte dos interessados dos valores pagos, pois, somente com a apuração e o conhecimento das receitas, é que se pode aferir se os percentuais devidos no repasse foram devidamente aplicados”, finalizou o magistrado. A decisão foi unânime. A decisão foi unânime.


Apelação Cível n. 2007.050666-8

Palavras-chave: Ecad; Prestação; Compositor; Débito; Melodia; Direito Autoral

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ecad-e-condenado-a-prestar-contas-de-obras-de-compositor-catarinense

1 Comentários

JOÃO Ananias MACHADO BB-Aposentado13/09/2011 5:19 Responder

Mensagem do dia \\\"A crítica musical no Brasil não é feita por especialistas, mas por pessoas que representam a mediocridade geral.\\\" Caetano Veloso Especialista e excelente crítico musical (não há igual): José Messias

Conheça os produtos da Jurid