Compliance como estratégia no Metaverso

Gabriela Diehl, co-fundadora da Be Compliance.

Fonte: Gabriela Diehl

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Reprodução: Pixabay.com

O Metaverso representa hoje a principal tendência tecnológica para as empresas. Com um grande potencial para alterar a forma como as pessoas interagem entre si, seja em relação a trabalho, lazer ou socialmente, o Metaverso promete não só o espelhamento, mas uma melhoria em todas as atividades que realizamos virtualmente. Apesar de ainda não ser uma realidade concreta, a construção de um mundo 3D imersivo já existe, o desenvolvimento de tecnologias de realidade aumentado, a realidade virtual e outras tecnologias capacitam a concretização do Metaverso.


Como hoje, um mundo virtual único, universal e imersivo ainda não é uma realidade concreta, é possível apenas prever como os usuários vão se comportar no ambiente digital, este promete espelhar o que é vivenciado na realidade, sendo assim é de se esperar que os conflitos éticos atuais também passem a existir no mundo digital. No entanto, o mundo digital pode conferir aos seus usuários uma falsa sensação de anonimato, pois ainda que tenham o nome de usuário divulgado a interação é por meio de um avatar. A falsa sensação de anonimização e o fato de estar em um ambiente digital podem abrir brechas para que os usuários atuem de forma antiética.


A questão torna-se ainda mais grave quando se pensa em limites legais, pois é comum que a tecnologia evolua de forma mais rápida do que a legislação, ainda que esta é sempre restrita a um território específico. No entanto, no Metaverso, por tratar-se de um ambiente digital em que pessoas de diferentes localidades podem interagir num ambiente comum, pode ser difícil o desenvolvimento de legislações eficazes, capazes de proteger indivíduos em diferentes países, mas conectados em um ambiente altamente imersivo.


Apesar de não ter legislações ainda nesse sentido, é importante que as empresas já antevejam os potenciais dilemas éticos e não conformidades que podem surgir dessa tecnologia. Ao observar potenciais problemas as empresas já podem se antecipar na criação de políticas e ações para propagar a boa conduta inclusive no mundo digital.


Algumas questões de Compliance que as empresas podem antever


Cuidados com dados pessoais: a proteção de dados já é uma realidade para empresas brasileiras com a LGPD, no entanto com o Metaverso a preocupação sobre segurança e privacidade de dados ganha ainda mais destaque. A criação de produtos e serviços nesse universo único e imersivo envolverá um grande volume de dados e o tratamento ético e transparente dos dados é essencial. Assim, é essencial o treinamento de colaboradores para zelar pelo tratamento de dados, para manter a transparência e integridade ao acessar dados pessoais e a segurança da informação para que se evite incidentes, como ataques hackers a dados pessoais por descuido no ambiente digital.


Cuidados nas interações no ambiente empresarial digital: assédio moral e sexual também podem acontecer no ambiente digital. É essencial que os colaboradores entendam que as mesmas regras de convivência já estabelecidas também valem igual no mundo digital. No mesmo sentido, disposições sobre comportamento em redes sociais, proibições relacionadas a fraude, corrupção e sigilo de informações confidenciais também são aplicáveis no ambiente digital. É importante que as empresas treinem seus colaboradores nesse sentido. Ademais, é importante que as empresas ajustem os atuais códigos, políticas e treinamentos para englobar condutas que possam acontecer no ambiente do Metaverso.   


Inclusão: o Metaverso pode se tornar uma realidade rápida dentro das empresas, no entanto a tecnologia que vem para encurtar distâncias e facilitar comunicação pode acabar por afastar aqueles que não possuem conhecimento sobre tecnologia, seja em razão de idade, condições socioeconômicas ou outro. É essencial que as empresas incluam todos os colaboradores na nova tecnologia. Assim é possível que a empresa usufrua dos benefícios de uma equipe de trabalho altamente diversificada e que ainda pode usufruir dos benefícios que o Metaverso trará.


A reflexão sobre o Compliance no Metaverso ainda é tímida por parte das empresas, no entanto esta revela uma oportunidade de destaque concorrencial, pois empresas que já se preocupam em desenvolver produtos e serviços que prezam pela ética e transparência no tratamento de dados já se destacam na frente de outras empesas que sequer pensaram ainda no assunto. O destaque vem do reconhecimento por parte do consumidor acerca do profissionalismo e ética empresarial. No mesmo sentido, a empresa que zela pela ética, Compliance e preza pela inclusão e diversidade, será destaque entre seus competidores.


Por fim, para auxiliar na jornada de adaptação do Compliance em mundo cada vez mais digitalizado a Be Compliance desenvolveu uma plataforma na qual é possível a realização de treinamentos EAD, assinatura de documentos de forma digital, condução de relatos de conformidade digitais, entre outras funções.


Acesse www.becompliance.com para mais informações e agende uma demonstração.


Be Compliance


A Be Compliance é uma startup brasileira, que nasceu da experiência do sócio fundador, Cyro Diehl, executivo que acumula mais de 25 anos à frente de empresas nacionais e multinacionais e a também sócia e CEO, Gabriela Diehl, especializada em direito empresarial e proteção de dados. As soluções Be Compliance têm como objetivo auxiliar as empresas a transformarem a sociedade através da ética e transparência com a oferta de plataformas de tecnologia, no modelo SaaS para a adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e para Gestão de Programas de Compliance, direcionada à profissionais de Compliance, DPO (Encarregado de Dados), Escritórios de Advocacia e Consultoria em LGPD e Compliance.


As soluções Be Compliance permitem as empresas de maneira ágil, engajar seus colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios em uma jornada digital em busca de uma sociedade mais justa e conta com sede em São Paulo e filial em Vinhedo, aproximadamente 50 colaboradores e atende mais de 100 clientes.

Palavras-chave: Compliance Estratégia Empresas Metaverso Principal Tendência Tecnológica LGPD

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