CNJ quer estrutura para as varas criminais e de execução penal

O Conselho Nacional de Justiça criou um grupo de trabalho para elaborar estudos e propor medidas relacionadas ao funcionamento de varas criminais e de execução penal.

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (1)




O Conselho Nacional de Justiça criou um grupo de trabalho para elaborar estudos e propor medidas relacionadas ao funcionamento de varas criminais e de execução penal. O grupo deve definir a estrutura mínima necessária quanto ao espaço físico, pessoal e equipamentos para garantir agilidade à Justiça criminal. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (25).

A medida prevê a modernização do sistema e a adoção de novas medidas para simplificar o trâmite dos processos. De acordo com o CNJ, as dificuldades constatadas nos mutirões carcerários e nas inspeções da Corregedoria Nacional apontaram para a necessidade de uma estrutura padronizada.

O grupo será formado por sete magistrados com exercício em jurisdição criminal: dois juízes federais, três juízes de direito de varas criminais e dois juízes de varas de execuções penais. Eles poderão contar com o auxílio de autoridades e especialistas com atuação em área correlata e terão prazo de 60 dias, a partir de hoje, para apresentar resultados ao presidente do CNJ.

Palavras-chave: varas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cnj-quer-estrutura-para-as-varas-criminais-execucao-penal

1 Comentários

ENEAS advogado25/08/2009 23:52 Responder

Seria interessante que contactassem com representantes dos Advogados da Funap/SP que atuam há décadas na Assistência judiciária do sistema prisional paulista. Conhecem profundamente as carências e as necessidades, pois formam "a linha de frente" da assistência jurídica ao hipossuficiente recolhido no sistema prisional. Sem teorias, utopias, "achômetros"....São profissionais (agente públicos) que lidam diariamente com os problemas que agora, felizmente, começam a despertar o interesse das autoridades.

Conheça os produtos da Jurid