Banco é condenado a indenizar cliente por reduzir limite do cartão de crédito sem aviso

O valor da indenização por danos morais foi fixado em R$ 2 mil.

Fonte: TJDFT

Comentários: (1)



Reprodução: pixabay.com

O Banco Santander terá que indenizar uma cliente por ter reduzido, sem comunicação prévia, o limite do cartão de crédito e alterado os serviços contratados. A decisão é da juíza substituta do 5º Juizado Especial Cível de Brasília.


Narra a autora que, após ajuizar ação revisional contra o réu, teve o limite do cartão de crédito reduzido sem aviso prévio. Além disso, a consumidora foi impedida de emitir talão de cheque no caixa de autoatendimento e de abrir uma conta poupança junto à instituição financeira. A autora pede o restabelecimento dos serviços e do limite do cartão de crédito, além de indenização por danos morais.


Em sua defesa, o banco afirma que agiu no exercício regular de direito e que não há dano moral a ser indenizado. O réu pede para que os pedidos sejam julgados improcedentes.


Ao decidir, a magistrada destacou que o réu não demonstrou alteração do perfil de risco do consumidor e não comprovou qualquer notificação prévia quanto à redução do limite do cartão de crédito. Para a julgadora, “é inegável que a redução imotivada de limite do cartão de crédito gera dano moral, visto que a situação ultrapassa os meros dissabores do cotidiano, deixando muitas vezes o consumidor sem maneira de realizar suas transações e pagamentos”.


Dessa forma, o réu foi condenado a pagar ao autor a quantia de R$ 2 mil a título de danos morais. O banco terá ainda que permitir a abertura de conta poupança por parte da autora e restabelecer o limite de cartão de crédito anteriormente disponibilizado.


Cabe recurso da sentença.


PJe 0751681-84.2019.8.07.0016

Palavras-chave: Indenização Danos Morais Redução Limite Cartão de Crédito Comunicação Prévia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/banco-e-condenado-a-indenizar-cliente-por-reduzir-limite-do-cartao-de-credito-sem-aviso

1 Comentários

João luiz Mecânico 16/01/2021 8:09 Responder

Por inacreditável o Itaú fez a msm coisa comigo de 3500 passou para 900 reais do nada sei que tive uns atrasos para pagar mais cartão de crédito e uma emergência e por fim não quiseram nem ter o tralahabo de me avisar fiquei sabendo da redução do limite do jeito mais vergonhoso na loja tentando comprar :(

Conheça os produtos da Jurid