Conteúdo exclusivo para usuário cadastrados
Fonte: Cesar Augusto Prado de Castro

A ação monitória como instrumento de recuperação de créditos de sobreestadia de contêineres(demurrage), prescritas para a via ordinária da ação de cobrança e ocorridas na vigência do Código Civil de 1916.

Cesar Augusto Prado de Castro, advogado. Atuante na comarca de Niterói, Rio de Janeiro, atuando na área empresarial de recuperação de contêineres. Atua como síndico de falências e patrono de credores em ações de recuperação judicial e falências. Pós-graduando do Curso de Especialização em Processo Civil da UFF.

Cesar Augusto Prado de Castro ( * ) Em razão da "segunda abertura dos portos às nações amigas" (1), realizada a partir do Governo Collor de Mello(1990 - 1992), o Estado do Rio de Janeiro tem se mostrado à Nação e ao mundo, como um importante porto de importação e exportação de mercadorias. O movimento específico de importação de produtos industrializados, para que sejam transportados em navios, passou a necessitar de contêineres para que os volumes pudessem ser uniformizados e melhor ...

Palavras-chave: