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Fonte: Tauã Lima Verdan Rangel e Albert Lima Machado

Vulnerabilidade Social e Dignidade da Pessoa Humana: uma análise da Efetivação dos Direitos Fundamentais por meio do Sistema de Ações Afirmativas no Ensino Superior

O objetivo do presente está assentado em analisar, a partir do contexto de vulnerabilidade social, a efetivação dos direitos fundamentais por meio do sistema ações afirmativas no acesso ao Ensino Superior. Como é cediço, a história brasileira encontra-se pautada na utilização da mão de obra como principal instrumento para o desenvolvimento nacional, até o século XIX. Com o advento da abolição da escravatura, não houve, por parte do Estado, a implementação de políticas capazes de promover a capacitação, a inclusão e o reconhecimento da população negra. O silêncio estatal em relação ao contingente populacional advindo da abolição da escravatura serviu como fundamento para o agravamento da condição de vulnerabilidade social em que aludida parcela foi condicionada. Ora, passou-se, em razão dos aspectos culturais estabelecidos na formação, a fixar uma segregação estrutural, cuja acentuação se deu pela ausência de oportunidades de ascensão social e acesso a direitos fundamentais, a exemplo do direito à educação. Com o estabelecimento de políticas afirmativas de acesso ao Ensino Superior, promove-se, mesmo que de modo paliativo, a necessária correção histórica de um processo que culminou na segregação social a partir das condições de ofertas para o desenvolvimento humano. Como metodologia, empregou-se os métodos científicos historiográfico e dedutivo, auxiliado, como técnicas de pesquisas, pela revisão de literatura sistemática e pesquisa bibliográfica.

1 INTRODUÇÃOA priori, entre os fatores mais marcantes para a construção de uma sociedade brasileira, tem-se a escravidão de negros e mulatos vindos diretamente da África, que foram conquistados em seu território ou vendidos por seu próprio povo. Os escravos eram tratados como objeto por seus ?donos?, e ocorreu, em razão disso, que depois da ?compra? os escravos eram utilizados como principal ferramenta de enriquecimento, sendo forçados a trabalhar em plantações e cana de açúcar e de café e com ...

Palavras-chave: Vulnerabilidade Social Direitos Fundamentais Ensino Superior Políticas Afirmativas CF LDB