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Fonte: Rodrigo Andrade Dias

Gestão Escolar e a Legislação Educacional

O presente artigo tem por objetivo analisar a gestão educacional sob o prisma da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, bem como a política acatada nas escolas, refletindo o papel da gestão e da condução educacional. Considerando a participação dos os envolvidos no processo educacional, faz-se necessária uma articulação entre a teoria descrita na doutrina ora pesquisada com intuito de encontrar soluções para os problemas e para as práticas pedagógicas cotidianas. Para realização de tal pesquisa, tivemos um aparato de teóricos como: PASCHOALINO (2017), LÜCK (2014), CORREIA (2019) e em outros doutrinadores que debatem sobre a gestão institucional com participação de toda comunidade na mesma linha abordada nessa investigação. A problemática fundamentou-se em analisar a gestão institucional que propicie a participação dos envolvidos nos percursos decisórios do cotidiano educacional. O resultado final possibilitou constatar que para atingir uma gestão educacional de qualidade é importante a participação da comunidade nas decisões e caminhos pretendidos pela escola.

IntroduçãoO presente artigo elenca os desafios da gestão educacional sob um olhar jurídico educacional para efetivação da gestão democrática, visto que é crescente os embates sobre tal temática, aumentando os desafios na escola para uma gestão participativa, democrática e inclusa com toda comunidade educacional. Assim sendo, a reflexão sobre as práticas de gestão educacional e seus desdobramentos com as práticas pedagógicas num olhar que encontram-se procedimentos ordinários da administração da ...

Palavras-chave: Gestão Escolar Legislação Educacional Práticas Pedagógicas LDB CF