A gravidez tubária e os direitos trabalhistas da empregada

Considerações da colunista Josiane Coelho Duarte.

Fonte: Josiane Coelho Duarte

Comentários: (2)




O ordenamento jurídico brasileiro possui como centro de direitos a pessoa humana, tendo elevado sua dignidade a fundamento da República (art. 1º, III, da Constituição Federal de 1988 – CF/88).


Em torno disso gravita todo o arcabouço normativo brasileiro, motivo pelo qual todo ser humano é sujeito de direitos e obrigações no âmbito jurídico (art. 1º do Código Civil – CC/2002), sendo dotados, ainda, de direitos da personalidade intransmissíveis e irrenunciáveis, tais como o direito à vida, honra, imagem e dignidade (art. 11 CC/2002 e art. 5º da CF/88).


A maternidade é um momento ímpar na vida de uma mulher, sendo igualmente importante para toda a família e não há dúvidas de que a chegada de um novo ser humano causa inúmeras mudanças no seio familiar.


Todos se preparam para o momento, tudo com o objetivo de recepcionar o integrante que está por vir, os sentimentos estão à flor da pele, principalmente os da gestante. Todavia, nem sempre o sonho se torna realidade, e mais, pode se transformar em pesadelo.


O nascituro, aquele ser humano  em  desenvolvimento  no ventre  materno, já possui direitos desde a concepção, conforme  a  doutrina  concepcionista  adotada pelo Direito brasileiro.


Sobre esta teoria, o 1º Enunciado da I Jornada de Direito Civil:


1 – Art. 2º: A proteção que o Código defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade, tais como: nome, imagem e sepultura.


Importante conceituar que o natimorto é o feto que nasceu sem vida, falecendo ainda dentro do útero materno.


Deste modo, ao conceber outra vida, as mulheres passam a ser  detentoras  de direitos trabalhistas que antes não possuíam e, dentre eles,  encontra-se  a estabilidade da gestante prevista no art. 10, II, ‘b’ do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT, nos seguintes termos:


Art. 10. Até que seja promulgada a lei complementar a que se refere o art. 7º, I, da Constituição:


(...)


II - fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa: (...)


b) da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.


Assim, independentemente de qualquer outro requisito, a empregada gestante possui direito à estabilidade desde a concepção até cinco meses após o parto, ou seja, mesmo que o empregador não tenha sido comunicado sobre a gestação a garantia provisória do emprego existe e é inafastável, conforme entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho:


Súmula nº 244 do TST


GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA (redação do item III alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012


I - O desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT).


II - A garantia de emprego à gestante só autoriza a reintegração se esta se der durante o período de estabilidade. Do contrário, a garantia restringe-se aos salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade.


III - A empregada gestante tem direito à estabilidade provisória prevista no art. 10, inciso II, alínea “b”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado. (Grifei).


Referido direito vai muito além da proteção tão somente à maternidade possui cunho de proteção à criança que está em formação, possuindo, assim, viés de possibilitar cuidados da genitora ao nascituro em seus primeiros meses de vida.


Mas seria referida estabilidade extensível à gestante com diagnóstico de gravidez tubária ou ectópica?


Por gravidez tubária entende-se aquela que não teve seu ciclo completado de modo perfeito, ficando o embrião instalado em local que não seja a cavidade uterina, em geral ocorre nas trompas de falópio.


Tecnicamente a mulher está gestante, pois todos os exames laboratoriais e de imagem dão conta deste diagnóstico, mas a viabilidade daquele feto é baixíssima, é muito provável que ocorra um aborto, sendo a gravidez considerada de risco.


Como já citado, a estabilidade independe de qualquer outro requisito, basta ser constatada a gravidez para que o direito possua nascedouro. Contudo, há limites que devem ser observados em caso de gravidez tubária.


A impossibilidade de dispensa imotivada da gestante existe, isto é fato, mas sua extensão é alterada, posto que apenas em caso de sucesso da gestação, com o nascimento com vida, é que a garantia de emprego subsistirá.


Assim, a garantia de emprego variará conforme o prazo em que a gestação permanece, viável ou não. Enquanto o aborto não ocorrer, não poderá haver dispensa imotivada da empregada diagnosticada com gravidez tubária, haja vista que há  gravidez.


Ocorrido o aborto, a empregada ainda não poderá ser dispensada imotivadamente, pois as leis, trabalhista e previdenciária, garantem descanso remunerado de duas semanas após a ocorrência de aborto não criminoso, com percepção de salário maternidade do INSS, conforme art. 395 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e § 5º do artigo 93 do Decreto nº 3.048/99, que aprova o Regulamento da Previdência Social (Lei nº 8.213 /91), e dá outras providências:


CLTArt. 395 - Em caso de aborto não criminoso, comprovado por atestado médico oficial, a mulher terá um repouso remunerado de 2 (duas) semanas, ficando-lhe assegurado o direito de retornar à função que ocupava antes de seu afastamento.


Dec. 3.048/99 Art. 93. O salário-maternidade é devido à segurada da previdência social, durante cento e vinte dias, com início vinte e oito dias antes e término noventa e um dias depois do parto, podendo ser prorrogado na forma prevista no § 3º.


(...)


§ 5º Em caso de aborto não criminoso, comprovado mediante atestado médico, a segurada terá direito ao salário-maternidade correspondente a duas semanas. (Grifei).


Desta forma, somente após a liberação do médico assistente para voltar ao trabalho, sem atestado vigente, e considerada apta no exame demissional, com a percepção do salário-maternidade pelo prazo de duas semanas, poderá a trabalhadora ser dispensada sem justa causa.


Neste sentido a jurisprudência:


EMPREGADA GESTANTE - GRAVIDEZ > TUBÁRIA - ABORTO INVOLUNTÁRIO - ART. 395 DA CLT - DESCANSO DE 15 DIAS. A reclamante, por força do art. 395 da CLT, teria direito a descanso remunerado e estabilidade provisória até a data de 21 de abril de  2010, diante do aborto involuntário ocorrido em decorrência de < gravidez > tubária. A empresa insistiu na demissão da empregada em descompasso com o comando legal acima citado. Diferenças rescisórias deferidas. DANOS MORAIS - DEFERIMENTO. O < dano > < moral > vem recebendo grande destaque, o que também se dá no âmbito da Justiça do Trabalho como tema que tem merecido muita atenção dos estudiosos do Direito Laboral. Esta preocupação se justifica, pois a  honra do ser humano não tem  preço e,  na relação   de trabalho, reveste-se de importância  vital,  pois  a  mácula  imputada ao obreiro permanece impregnada por toda a sua vida.  (...) Recursos conhecidos e não providos. (PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 21ª REGIÃO. RO nº 91500-73.2010.5.21.0007. Acórdão nº 109.025. Recurso Ordinário nº 91500- 73.2010.5.21.0007. Origem: 7ª Vara do Trabalho de Natal/RN Desembargador Relator: Carlos Newton Pinto. Recorrentes: Juliana Carla de Lima e UVIFRIOS – Distribuidora Atacadista Ltda.) (Grifei).


Destarte, em casos tais, antes de observadas as formalidades legais não pode haver dispensa sem justa causa e, caso o empregador assim o faça, poderá ser compelido judicialmente a reintegrar a empregada gestante ou que sofreu aborto não criminoso, e, alternativamente indenizar o período de estabilidade correspondente, incorrendo, ainda, em indenização por danos morais diante do desamparo à empregada em momento extremamente delicado de sua vida.


Josiane Coelho Duarte

Josiane Coelho Duarte

Advogada Bacharel em Direito pela Anhanguera Educacional S/A, pós graduada em Direito e Processo do Trabalho pela UNIVAG em convênio com a Amatra XXIII, Servidora Pública Estadual perfil Advogado e Professora do Ensino Superior.


Palavras-chave: Gravidez Tubária Direitos Trabalhistas CF CC Gestante ADCT CLT Súmula TST

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/josiane-coelho-duarte/a-gravidez-tubaria-e-os-direitos-trabalhistas-da-empregada

2 Comentários

Camila Rodela 06/10/2017 15:55 Responder

Olá amigos, meu nome é Camila Rodela e eu sou de Michigan, Estados Unidos. Estou aqui para testemunhar as boas obras de DR.OGAGA ​​KUNTA em minha vida. Meu marido e eu casamos há 27 anos com dois filhos. Dois anos atrás, tudo acabou. Eu queria meu marido de volta e eu o implorei, mas ele nunca ouviu, então, eu encontrei vários depoimentos sobre esse lançador de feitiços em particular. Algumas pessoas testemunharam que ele trouxe seu amante Ex de volta, alguns testemunharam que ele restaura o útero e cura câncer, e outras doenças, alguns testemunharam que ele pode lançar um feitiço para parar o divórcio e também soletrar para obter um trabalho bem remunerado assim por diante. Ele é incrível, eu também encontrei um testemunho particular, era sobre uma mulher chamada Vera, ela testemunhou sobre como ele trouxe de volta seu amante Ex, e no final de seu depoimento ela deixou seu email. Depois de ler tudo isso, eu decidi para tentar. Entrei em contato com ele por e-mail e expliquei meu problema para ele. E ele me disse o que eu preciso fazer, eu fiz e meu marido voltou para mim. Nós resolvemos nossos problemas, e nós ficamos ainda mais felizes do que nunca. DRAGOGA KUNTA você é um homem dotado e não vou parar de publicá-lo porque ele é um homem maravilhoso. Se você tem algum problema e está à procura de um verdadeiro e genuíno conjurador de feitiços, experimente-o a qualquer momento, ele é a resposta para seus problemas. Você pode contatá-lo por e-mail: ogagakunta@gmail.com e resolver seus problemas como eu. Ele pode resolver os seguintes problemas e muito mais.(1) SE VOCÊ QUER O SEU EX-BACK(2) VOCÊ QUER CONVIVER SEU MARIDO PARA PARAR O DIVÓRCIO (3) VOCÊ QUER SER PROMOVIDO NO SEU ESCRITÓRIO(4) VOCÊ QUER HOMENS E MULHERES PARA FUNCIONAR ENCONTRAM VOCÊ ATRATIVO(5) SE VOCE QUER CONCEITAR UMA CRIANÇA(6) VOCÊ QUER SER RIC (7) VOCÊ QUER QUE SEU MARIDO AMAR SEU SÓ PARA O DESCANSO DE SUA VIDA (8) VOCÊ PRECISA BOM SORTE(9) VOCÊ PRECISA DE UM SALVO DE LOTERIA(10) VOCÊ PRECISA UM TRABALHO ogagakunta@gmail.com

olivia 05/05/2021 16:26 Responder

Eu sou a Sra. Olivia Vincent, dos Estados Unidos, quero compartilhar um testemunho de minha vida com todos. Fui casada com meu marido Vincent, amo-o tanto que estamos casados ​​há sete anos e temos dois filhos. Quando ele saiu de férias para a França, ele educou uma mulher chamada Ashley, ele me disse que não estava mais interessado em nosso casamento. Ele estava tão confuso e procurando ajuda que não sabia o que fazer até que eu encontrei minha amiga Maria e contei a ela sobre meu problema. Ela me disse para não me preocupar porque ela tinha um problema semelhante antes e ela me apresentou a um homem chamado Dr. Osaze, que lançou um feitiço em seu ex-namorado e o trouxe de volta após 3 dias. Maria me pede para entrar em contato com o Drosaze. Eu o contatei para me ajudar a trazer meu marido de volta e ela me pediu para não me preocupar porque os deuses de seus ancestrais lutam por mim. Ela me disse que depois de três dias ele se reuniria a mim e a meu marido. Depois de três dias meu marido me ligou e me disse que ainda estava procurando coisas comigo, ele me surpreendeu quando eu o vi e começou a chorar por perdão. No momento sou a mulher mais feliz do mundo pelo que esse grande médico tem feito por mim e meu marido, você pode entrar em contato com o e-mail dele: (drosazedrosaze@gmail.com) Ou whatsapp .. ele neste tópico. (+2348066574752). Entre em contato com ele para quaisquer problemas, tais como: (1) Se você quer o seu ex-marido de volta (2) se ele ainda tiver pesadelos. (3) ele deseja ser promovido em seu cargo. (4) Se você quiser um filho. (5) medicamentos fitoterápicos (6) Você quer ser rico. (7) Você deseja amarrar seu marido / esposa a ele para sempre. (8) Se ele precisar de ajuda financeira. (9) Deixe as pessoas obedecerem às suas palavras e fazerem o que quiserem (10) Solução de caso ETC Contate-o novamente em (drosazedrosaze@gmail.com) ou WhatsApp .. ele neste número. (+2348066574752). e seja abençoado

Conheça os produtos da Jurid