Vidigal recebe título de cavalheiro da "Boca Maldita"

A escolha do presidente do STJ levou em conta a projeção que o presidente que vem dando ao Judiciário e seu esforço pela maior comunicação entre os órgãos da Justiça Federal e o povo brasileiro, inclusive pela criação do sistema direto de respostas às cartas no site do Tribunal na internet.

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)




O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, recebe hoje (13) à noite em Curitiba (PR) o título de Cavalheiro da Confraria da Boca Maldita, sociedade civil fundada em 1956 e que se considera a primeira Tribuna Livre do País, no estilo de associações do gênero existentes em outras cidades do mundo.

A escolha do presidente do STJ levou em conta a projeção que o presidente que vem dando ao Judiciário e seu esforço pela maior comunicação entre os órgãos da Justiça Federal e o povo brasileiro, inclusive pela criação do sistema direto de respostas às cartas no site do Tribunal na internet.

Segundo seu atual presidente, Ygor Siqueira, a Sociedade Civil Boca Maldita foi fundada em Curitiba por seu pai, Anfrisio Siqueira, em 13 de dezembro: 

Ela surgiu a partir de encontros diários de amigos que pelas imediações do hoje calçadão da Av. Luiz Xavier. Ali estavam sempre reunidos políticos, empresários, profissionais liberais, jornalistas e mesmo àqueles que simplesmente gostavam de freqüentar as rodas de conversa. Como era de costume sempre nos finais de ano, existiam os jantares de confraternização das classes, como dos médicos, engenheiros e advogados, nessa época a turma que ali se reunia já era conhecida como turma da "Boca", nome que passou a ser "Boca Maldita", pois em Curitiba havia um Clube de Futebol cujo apelido era "Boca Negra" e como a maioria da turma da "Boca" era de torcedores do Clube Atlético Paranaense, meu pai sugeriu que o nome fosse "Boca Maldita" pois nessa mesma época as mulheres que por ali transitavam sempre ficavam constrangidas com os gracejos da turma da "Boca" e assim os consideravam os "Malditos".

Em 13 de dezembro de 1956, portanto há 48 anos, resolveu-se então realizar o jantar de confraternização da turma da "Boca Maldita", que teve como primeiro presidente Anfrísio Siqueira. Ele presidiu a entidade até o seu falecimento, em 28 de setembro do ano passado. A partir daí, seu filho Ygor foi conduzido ao cargo por unanimidade de seus confrades. A "Boca Maldita" é reconhecida nacionalmente por ser a primeira Tribuna Livre do País, no estilo do famoso Hyde Park Coprner, de Londres.

A Boca Maldita foi palco da primeira manifestação em favor das Diretas-Já em um comício histórico na cidade de Curitiba, contando com a presença de milhares de pessoas tomando o calçadão em um só grito de liberdade. A "Boca Maldita" sempre foi ponto de referência em pesquisas não só eleitorais como para lançamentos de produtos em mercado, pois dizem as "más línguas" que se a "Boca Maldita" aprovar ninguém desaprovará. E finaliza Ygor Siqueira:

 A "Boca Maldita" é assim esse ponto de encontro consagrado nacionalmente pelos seus bate-papos diários, pelo seu cafezinho, pelas rodas de conversa e pelo seu tradicional e esperado Jantar de Aniversário onde anualmente elegemos os novos Cavalheiros. Ao longo desses 48 anos, a Boca Maldita teve sempre em defesa do cidadão e do povo Brasileiro, mesmo no fatídico dia 13 de dezembro de 1968, dia da edição do Ato Institucional n. 5, a "Boca" se reuniu como de costume e, mesmo proibida pelos militares, fez seu jantar. Hoje a nossa "Boca Maldita" muito se orgulha em ter o presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, entre seus confrades.

Da Redação
(61) 319-8593

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/vidigal-recebe-titulo-de-cavalheiro-da-boca-maldita

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid