TST garante jornada de trabalho constitucional na Celpa

Fonte: TST

Comentários: (0)




A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho garantiu às Centrais Elétricas do Pará (Celpa) o direito de contratar funcionários e exigir deles o cumprimento da jornada constitucional de trabalho, ou seja, de no máximo oito horas diárias ou quarenta e quatro semanais. O TRT da 8ª Região (com jurisdição no Pará e Amapá) concedeu antecipação de tutela em ação civil pública ajuizada pelo sindicato dos eletricitários e impediu a empresa de exigir de novos trabalhadores contratados o cumprimento de jornada de trabalho superior a seis horas diárias.

A jornada reduzida de seis horas foi introduzida por meio de acordo coletivo de trabalho e, segundo o TRT, somente poderia ser elevada mediante negociação. Nesse sentido, a decisão do TRT/8ª está em consonância com a Súmula nº 51 do TST, segundo a qual as cláusulas regulamentares que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente só atingirão os trabalhadores admitidos depois da mudança. Mas, de acordo com a Quinta Turma do TST, o TRT errou ao impedir que a empresa exija o cumprimento de jornada integral dos novos funcionários que contratar.

Ao acolher o recurso da Celpa, o juiz convocado José Pedro de Camargo afirmou que a carga horária de seis horas foi implementada por liberalidade da empregadora e a jurisprudência do TST estabelece que se o empregador permite que o empregado cumpra jornada reduzida, não pode exigir-lhe posteriormente que volte a cumprir a jornada originariamente estabelecida na contratação. De acordo com o relator, o benefício está assegurado aos antigos funcionários mas não alcança novas contratações. ?Nada obsta a alteração dos estatutos regulamentares de modo a permitir que sejam contratados novos empregados com carga horária superior, desde que respeitados os direitos daqueles admitidos anteriormente?, concluiu. (RR 1.906/2001-008-08-00.8)

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tst-garante-jornada-de-trabalho-constitucional-na-celpa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid