TST admite testemunhas com causa comum contra mesmo empregador

Fonte: TST

Comentários: (0)




A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho anulou processo em que o juízo de primeiro grau deixou de ouvir uma testemunha porque esta movia ação idêntica contra o mesmo empregador. Como foi constatado que um era testemunha de outro em processos contra a mesma empresa, com o mesmo pedido, a Turma do TST determinou que a testemunha seja ouvida pela 2ª Vara do Trabalho de Porto Alegre apenas como informante. A trabalhadora foi contratada pela Atento Brasil S.A. para trabalhar como teleoperadora na Brasil Telecom S.A ? CRT.

A decisão segue a Súmula 357 do TST que rejeita a suspeição da testemunha fundamentada apenas no ?simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador?. ?A pessoa que comparece a juízo para depor como testemunha, sendo parente até o terceiro grau civil, amigo íntimo ou inimigo da parte, deve ser ouvida na condição de mera informante?, esclareceu o relator do recurso da empregada, juiz convocado José Antonio Pancotti, ao interpretar o artigo 829 da CLT que trata desse tema.

De acordo com o relator, o juiz não pode recusar-se a ouvir testemunha nessa condição, sob pena de se caracterizar ofensa ao devido processo legal e cerceamento de defesa. ?A força probatória de tal depoimento, porém, será objeto de valoração pelo juiz, ?, ressalvou. (RR 638/2002)

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tst-admite-testemunhas-com-causa-comum-contra-mesmo-empregador

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid