Três projetos proíbem o horário de verão em todo o País

O governo não abre mão da medida, que desagrada a milhões de pessoas que precisam acordar uma hora mais cedo.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (7)




Tramitam na Câmara três propostas que acabam com o horário de verão em todo o Brasil. São os projetos de lei 5066/09, 2540/07 e 397/07, apresentados, respectivamente, pelos deputados Mário de Oliveira (PSC-MG), Armando Abílio (PTB-PB) e Valdir Colatto (PMDB-SC). Eles tramitam em conjunto e precisam ser analisados, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Embora o mais antigo seja de 2007, os projetos ainda não têm parecer e estão no início da tramitação.


Desde 2008, com a edição do Decreto 6.558, ficou determinado que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e se prolonga até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte – de zero hora deste domingo até 20 de fevereiro de 2011. Esta será a 37ª vez que a medida será implantada no País. O horário diferenciado vale para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.


O assunto divide opiniões na Câmara. Autor de uma das propostas para acabar com o horário de verão, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) afirma que não foi constatada nenhuma vantagem técnica na mudança de horário. Segundo ele, a energia produzida nesse período que não é consumida simplesmente se perde. "Não ouço relatos de que a fatura de energia fica mais barata durante o horário de verão. Ao contrário, as pessoas acordam ainda no escuro e começam a consumir energia mais cedo", argumenta.


Ele aponta que a alteração do horário traz uma série de prejuízos ao metabolismo do corpo humano, prejudica a saúde do trabalhador e as atividades de quem vive no campo. "Não vejo benefício nenhum. Se a questão é poupar energia, há outras formas de atingir resultados melhores, como campanhas para incentivar o uso consciente da eletricidade e de aparelhos mais econômicos", alega.


Aproveitamento


O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) é favorável ao horário de verão. Para ele, a economia gerada é representativa e, quando se adiantam os ponteiros em uma hora, é possível aproveitar melhor o período de sol: "Há uma economia boa para o País e se aproveita melhor o dia, a área solar. Isso é importante", disse.


Segundo ele, a mudança não traz grandes prejuízos ao trabalhador, que é capaz de se adaptar facilmente. "Quem perde mais são os estudantes, que têm de levantar mais cedo, ainda no escuro", diz. Marquezelli defende que o horário seja estendido a todo o Brasil.


A previsão do Ministério de Minas e Energia é reduzir a demanda no horário de maior consumo em torno de 5%, o que corresponde a uma redução de 62% no consumo de uma cidade do tamanho do Rio de Janeiro, ou duas vezes a demanda máxima de Brasília, nos horários de maior consumo (das 18 às 21 horas). A redução total no País deve ser de 0,5%, o equivalente a 10% do consumo mensal de Vitória (ES) ou de Porto Alegre (RS).

 

Palavras-chave: Projetos Horário de Verão Governo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tres-projetos-proibem-o-horario-de-verao-em-todo-o-pais

7 Comentários

Paulo autônomo15/10/2010 23:14 Responder

Realmente, esse horário de verão só é bom para os cariocas que ficam até mais tarde nas praias ou tomando cerveja nos calçadões e butecos. Pra quem trabalha, pega condução cheia e trânsito engarrafado não muda nada. A turma do contra tem razão, pois para o consumidor não há redução no valor da tarifa e nem na redução do consumo. Isso só atrapalha o mentabolismo das pessoas sem nenhum efeito prático benéfico. Pode-se economizar energia de forma inteligente, instituido valores de tarifas por setor, por região, dar bônus para quem de fato economizar e penalizar aquele que desperdiça, isso tudo por meio de levantamentos. Outra coisa: existem milhares de gatos que o consumidor honesto acaba pagando sem saber; as concessionárias não dão conta de acertar ou fazem vista grossa. O investimento em alternativas de energias baratas e limpas, sem ser a hidrelétrica é outro caminho que o Brasil está muito devagar. Enfim, esse horário de verão, se proporciona economia para os usuários e consumidores, pra mim, ainda não foi provado.

vania marques guerra consultora de vendas e estudante16/10/2010 18:32 Responder

Eu não concordo com o horário de verão,pois acho que além de mudar o hábito alimentar das pessoas, principalmente dos idosos e crianças,muda também o horário para dormir ,ou seja, todo o organismo sofre com a mudança de horário,além do mais a maoiria sente mau humor,sonolência,irritabilidade,etc, todavia as pessoas acabam gastando mais energia ao acordar mais cedo ligando as luzes, é uma época de mais assaltos,pois tem pessoas que acordam muito cedo, enfim é um desgaste para toda a população,se fizer uma pesquisa quem é a favor do horário de verão ,quem concorda com a economia de energia,teão uma surpresa muito grande.obrigada

eleuza viana funcionária pública16/10/2010 23:00 Responder

Eu odeio o horário de verão ,não vejo nada de vantagens nele.É um absurdo falar que economiza energia.....,levantamos mais cedo, e dormimos mais tarde....onde está a economia???? não consigo achar !!!! Quem inventou isso nunca precisou de ir pro ponto de onibus ou pra escola no escuro,arriscando sua vida ,morrendo de medo ,igual a milhares de pessoas ,principalmente às mulheres.Já observaram se o índice de assaltos e estupros nos bairros afastados aumentam no horário de verão??????

Gilberto Brasileiro18/10/2010 13:32 Responder

Em matéria recente, veiculada pela internet, especiaslistas no assunto afirmaram que este incipente horário só traz benefícios a países que se encontram distantes da linha do equador, o que não vem ser o caso do Brasil, pois ele é atravessado pela referida linha. A insistência ignóbil dos ?entendidos? nos Ministérios correspondentes`a sua aplicação (123 dias por ano!), é semelhante ao uso de antolhos (?). De fato, a tão propalada e ínfima economia de energia não tem como ser armazenada; perde-se, pois, como informa o autor desta matéria. Tomara na Câmara haja um consenso por parte daqueles deputados que são dotados do bom senso e finalmente acabem de vez com essa aberração.

Ana Maria advogada18/10/2010 14:26 Responder

Nós brasileiros, vítimas do mal planejamento governamental, somos obrigados a cumprir um horário cansativo, desgastante, extremamente quente além do normal .É uma falta de de respeito para aqueles que não conseguem se adaptar com um horário tão ruin.Entrou em vigor desde 1985, mas o governo simplesmente impõe e não se importa se alguém vai sentir efeito colateral ou não. A desculpa é sempre a mesma: \\\"Economizar energia\\\".Por acaso as multinacionais fazem economia?Quem precisa acordar mais cedo, não tem que acender a luz??Está mais do que na hora de acabar com essa palhaçada, porque nada resolve e só faz mal à saúde.Para quem vive no litoral e aqueles que adoram esticar a tarde se enchendo de cerveja é um prato cheio;para aqueles que levam a vida com mais responsabilidade e precisa ter o metabolismo respeitado, é péssimo.Portanto, se alguém tiver o bom senso em observar que horário de verão é para vagabundo e não resolve nada o problema de energia, por favor, mude esse absurdo de lei inútil.meus parabéns para quem enxergou o problema, mas resolva...

Renan Estudante de dIREITO18/10/2010 15:08 Responder

Uma breve diferença no Brasil: Linha do equador = Norte: não há horário de verão! Trópico de Capricórnio = Sul: há horário de verão! [Se quer falar, ao menos tenha fundamento amigo Gilberto!]

sergio engenheiro18/01/2013 1:24 Responder

ESSE HORARIO é p ingles ver. não economiza nada e a energia economizada dos usuarios vão p as empresas que a comercializam. eu não altero o meu relogio não modifico minha rotina e me doutrino utilizando artificios de que tudo começa uma hora mais cedo. vamos lutar par ao fim desse horario ridiculo. já são varios estados que já não o utilizam. chega

Conheça os produtos da Jurid