Supremo concede habeas corpus a envolvido na morte da missionária Dorothy Stang

O fazendeiro havia sido condenando à pena de 30 anos de prisão pela morte da missionária norte-americana

Fonte: Jornal Jurid

Comentários: (1)




O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu habeas corpus (HC) autorizando a liberdade provisória do fazendeiro R.P.G.. A decisão liminar é do ministro Marco Aurélio Mello. O fazendeiro foi condenado pelo Tribunal do Júri, em Belém, a 30 anos de prisão pelo assassinato da missionária Dorothy Stang em fevereiro de 2005. 


O alvará de soltura deve ser cumprido “com as cautelas próprias”, segundo a decisão do ministro, caso o fazendeiro não esteja preso por outro motivo. R.P.G. está preso em Altamira, no Pará, desde novembro de 2011. Ele se apresentou espontaneamente.


Na decisão, Marco Aurélio citou os fundamentos da Suprema Corte ao dizer que a prisão preventiva deve se basear em razões objetivas e concretas, capazes de corresponder às hipóteses que a autorizem.


Em julho, a defesa de R.P.G. pediu ao STF a revogação de sua prisão preventiva. Os advogados sustentaram que era a terceira vez que o fazendeiro tinha a prisão preventiva decretada pelos mesmos fundamentos. No pedido, a defesa do fazendeiro referiu-se a uma decisão da Suprema Corte de 2006, que suspendeu a prisão preventiva de R.P.G..


A missionária norte-americana foi morta com seis tiros em fevereiro de 2005, em uma estrada rural do município de Anapu (PA), local conhecido como Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança (PDS). De acordo com a denúncia, Dorothy era a maior liderança do projeto, atraindo a inimizade de fazendeiros da região que se diziam proprietários das terras que seriam utilizadas no PDS.

Palavras-chave: Homicídio; Envolvimento; Missionária; Habeas corpus

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/supremo-concede-habeas-corpus-a-envolvido-na-morte-da-missionaria-dorothy-stang

1 Comentários

nelson advogado23/08/2012 12:55 Responder

Nao critico esta decisao em especial, mas neste país existe uma tendencia a destruir os heróis e salvar os bandidos. Assim está ocorrendo na regiao norte. Nao é o primeiro caso, muitos ainda virão .

Conheça os produtos da Jurid