STF adere a campanha sobre autismo com iluminação azul

Autismo provoca alterações de linguagem e de sociabilidade que afetam diretamente ? com maior ou menor intensidade ? grande parte dos casos

Fonte: STF

Comentários: (2)




O Edifício Sede do Supremo Tribunal Federal foi iluminado de azul em apoio ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado ontem (02/04). Vários pontos e prédios do mundo estão iluminados de azul em homenagem à data.


O autismo provoca alterações de linguagem e de sociabilidade que afetam diretamente – com maior ou menor intensidade – grande parte dos casos. O paciente também pode sofrer limitação de suas capacidades funcionais e nas interações sociais, o que demanda cuidados específicos e singulares de acompanhamento multiprofissional, habilitação e reabilitação ao longo das diferentes fases da vida.


O Ministério da Saúde lançou hoje uma cartilha com orientações para o diagnóstico precoce do autismo. O documento, segundo informações do site do órgão, traz indicadores que orientarão profissionais de saúde do SUS a identificar sinais do transtorno em crianças e iniciar mais cedo o acompanhamento.

Palavras-chave: STF Campanha Autismo Iluminação Azul Conscientização

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stf-adere-a-campanha-sobre-autismo-com-iluminacao-azul

2 Comentários

Auta Rolim Moreira da Silva advogada04/04/2013 12:02 Responder

Pelo que pese o respeito pelo STF, manifestando apoio ao Ministério da Saude com relação a lançamento da Cartilha com orientações para diagnóstico precoce do autismo, não é suficiente .Dinheiro do governo jogado fora. Existe uma complexibilidaade muito grande com relação a esse tipo de deficiência. Somente uma equipe de profissionais especializados podem avaliar uma criança autista. No autisto existem vários graus da deficiencia alertando que há uma classificação,Do autismo grave onde envolve o retardo mental, assim como o autismo leve. A Inclusão da criança autista na Rede de ensino para crianças normais , é muito delicado, face ao sofrimento que o autista será submetido,pela sua alienação, pela dificuldade dos professores que não foram preparados, assim como o relacionamento das crianças normais com o autista, os quais são imaturos para entender essa convivencia. Compromete sim todo um trabalo desenvolvido em classe. O autista tem o direito e deve sim ter sua inclusão social garantida, mas a escolar depende de um ambiente adequado,e profissionais preparados para essa tarefa.Os pais necessitam de orientação e muito apoio , porque o desespero é tão grande que até eles próprios acabam por sofrer uma alienação com relação aquela realidade a qual tem que enfrentar. A estimulação com autista tem que ser quase 24 horas por dia . Os principais responsáveis para a descoberta de sua própria existencia, e tomar conhecimento do mundo em que vive, são os pais ou responsaveis. Tarefa essa que perdura para toda a vida. É um trabalho repetitivo e pacencioso. Eles não conhecem o planeta em que vivem. Por essa razão necessitam conhecer tudo que nele existe . Aprendizagem constante. Nessa decoberta aprendem como transmitir o amor e retribuirem o que recebem. Conseguem aprender o necessário para sua subsistencia. O autista está sujeito a regressão, se sofrer maus tratos fisicos e mentais ,negligencia nos cuidados basicos. Concluindo:Os autistas não necessitam de medidas paliativas do governo.Tem o direito e reivindicam sim através de seus pais e responsaveis por uma medida urgente e concreta , Requerem sim a prática dos direitos estabelecidos na Constituição Federal, porque de lei no papel eles \\\"ainda não entendem\\\".

Auta Rolim Moreira da Silva advogada04/04/2013 12:37 Responder

Auta Rolim Moreira da Silva - advogada | 04/04/2013 às 11:02 | Responder a este comentário Pelo que pese o respeito pelo STF, manifestando apoio ao Ministério da Saude com relação a lançamento da Cartilha com orientações para diagnóstico precoce do autismo, não é suficiente .Dinheiro do governo jogado fora. Existe uma complexibilidade muito grande com relação a esse tipo de deficiência. Somente uma equipe de profissionais especializados podem avaliar uma criança autista. No autismo existem vários graus da deficiencia alertando que há uma classificação,Do autismo grave onde envolve o retardo mental, assim como o autismo leve. A Inclusão da criança autista na Rede de ensino para crianças normais , é muito delicado, face ao sofrimento que o autista será submetido, pela sua alienação, pela dificuldade dos professores que não foram preparados, assim como o relacionamento das crianças normais com o autista, os quais são imaturos para entender essa convivencia. Compromete sim todo um trabalho desenvolvido em classe. O autista tem o direito e deve sim ter sua inclusão social garantida, mas a escolar depende de um ambiente adequado e profissionais preparados para essa tarefa. Os pais necessitam de orientação e muito apoio , porque o desespero é tão grande que até eles próprios acabam por sofrer uma alienação com relação aquela realidade a qual tem que enfrentar. A estimulação com autista tem que ser quase 24 horas por dia . Os principais responsáveis para a descoberta de sua própria existencia, e tomar conhecimento do mundo em que vive, são os pais ou responsaveis. Tarefa essa que perdura para toda a vida. É um trabalho repetitivo e paciencioso. Eles não conhecem o planeta em que vivem. Por essa razão necessitam conhecer tudo que nele existe . Aprendizagem constante. Nessa descoberta aprendem como transmitir o amor e retribuirem o que recebem. Conseguem aprender o necessário para sua subsistencia. O autista está sujeito a regressão, se sofrer maus tratos físicos e mentais ,negligencia nos cuidados básicos. Concluindo Os autistas não necessitam de medidas paliativas do governo. Tem o direito e reivindicam sim através de seus pais e responsáveis por uma medida urgente e concreta , Requerem sim a prática dos direitos estabelecidos na Constituição Federal, porque de lei no papel eles \\\"ainda não entendem\\\".

Conheça os produtos da Jurid