Rede Gasol é condenada a indenizar sindicato de empregados após desfiliação de 788 trabalhadores

A Rede de Postos Gasol terá de pagar indenização por danos morais ao Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Distrito Federal.

Fonte: TRT 10ª Região

Comentários: (0)




A Rede de Postos Gasol terá de pagar indenização por danos morais ao Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Distrito Federal. Os desembargadores da Terceira Turma do TRT 10ª Região reconheceram a culpa da Gasol por encampar o processo desfiliatório de 788 empregados da Rede, o que gerou perda expressiva de receita - referente às mensalidades e contribuições assistenciais - pelo sindicato representante da classe trabalhadora.

A decisão da Turma confirma sentença da juíza substituta Maria Socorro de Souza Lobo. "Indubitável a culpa das reclamadas (Postos Gasol) que assumiram o risco de sua conduta imprudente ao incitar, propagar e propiciar meios da desfiliação de seus empregados", declarou a magistrada na sentença que condenou a Gasol a pagar indenização por danos materiais ao sindicato.

Fatos como a desfiliação em massa - 64 trabalhadores em maio, 304 em junho e 304 em julho de 2005 -, as cartas de desligamento com caligrafia idêntica e postadas na mesma agência dos Correios, cartazes afixados nas dependências da empresa incentivando a desfiliação e o fato de apenas sete empregados do grupo - dentre 1.400 - permanecerem filiados ao sindicato comprovaram a interferência da Rede Gasol.

Para o relator do processo, desembargador Bertholdo Satyro, ficou provada a ocorrência do dano, o nexo causal e a culpa. "Tem-se como significativa a perda de arrecadação do sindicato. Cabível a reparação", concluiu o desembargador.

01325-2007-005-10-00-1-RO

Palavras-chave: sindicato

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/rede-gasol-e-condenada-a-indenizar-sindicato-de-empregados-apos-desfiliacao-de-788-trabalhadores

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid