Proposta cria polícia universitária federal

Pela PEC, a polícia universitária será responsável pelo patrulhamento dos campi das 64 universidades federais, dos 38 institutos federais de educação e demais instituições federais de ensino

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (3)




Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/11, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que cria a polícia universitária federal.


Atualmente, o texto constitucional prevê a existência das polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civil, militar e do corpo de bombeiros militar.


Pela PEC, a polícia universitária será responsável pelo patrulhamento dos campi das 64 universidades federais, dos 38 institutos federais de educação e demais instituições federais de ensino. A nova polícia também deverá coibir o tráfico de drogas nos campi e cuidar do patrimônio das instituições.


Segundo a autora da proposta, os campi das universidades federais são “inseguros em sua totalidade” tanto para alunos, professores e funcionários, quanto para os demais usuários dessas instituições de ensino.


Para justificar a medida, Andreia Zito citou crimes ocorridos em universidades federais nos últimos meses e o assassinato de um aluno no campus da Universidade de São Paulo em maio.


Tramitação


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania vai analisar a admissibilidade da PEC. Caso aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o mérito da proposta. Em seguida, a matéria será votada em dois turnos pelo Plenário.

Palavras-chave: PEC; Policiamento; Universidades; Segurança; Assassinato

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/proposta-cria-policia-universitaria-federal

3 Comentários

Jorge professor universitário / 3 pós-graduações / mestrado18/07/2011 15:45 Responder

Se leis deste tipo aumentassem a segurança até que pensaria no assunto, todavia serão mais pessoas despreparadas e armadas. Médicos, advogados, engenheiros e outras profissões de nível superior têm dificuldades de adquirir uma arma estes \\\"policiais universitários\\\" (sic) somados aos guardas civis municipais, seguranças patrimoniais etc, etc terão a arma que quiser. O Brasil não pode mais ficar ao sabor de propostas de ocasião.

Nazareno Petrolina/PE Servidor Publico Federal 23/08/2011 0:22

Professor, seu negórcio é da aulas, então espero que esteja fazendo e bem já que é tão capacitado. Deixa a segurança para quem saber fazê-la. Qualquer cidadão pode ter até seis armas desde que tenha capacidade de possuí-las, é o que diz a Lei. Assim como tem maus Agentes de Segurança, existem maus professores.

VALMOR VIDAL AG. DE SEGURANÇA UNIVERSITARIA FEDERAL 25/08/2011 18:36

POBRE PROFESSOR, ESPECIALISTA NA SUA ÁREA, IGNORANTE NO RESTO....MAL SABE QUE ESSA POLÍCIA UNIVERSITÁRIA JÁ EXISTE, E ESTÁ SEMPRE PROTEGENDO ELE..

Romero Carvalhop Junior Advogado20/07/2011 16:37 Responder

que tal criar a Policia Domestica, a Policia Empresarial, e por fim a Policia da Policia, esta talvez dê certo.

João Soares Policial 19/05/2012 14:23

para seu conhecimento já existe a policia da policia.. é a corregedoria. procure se informar antes fazer comentários sem noção.

Mozarte Simões Func Público24/07/2011 9:53 Responder

A deputada fei muito feliz ao apresentar esta PEC, as universidades fedrais tem mais pessoas circulando nos tres turnos de aulas que muitas cidades, e igual as cidades as universidades tem problemas como tal, a violência ja entrou para dentro dos muros das universidades fedrais, temos que parar com este pensamento que as universidades são uma instituição separada da sociedade, ela é um produto do mais em que esta situada e como tal tem problemas iguais, com a aprovação desta PEC só sera regulamentada a função de segurança das universidades vide lei 11091/2066 e decreto 5824/2006, claro que para funcionar como determina tem que ter a participação da comunidade univertária, docentes, discentes e alunos, e sempre tendo como eixo os direitos humanos.

Conheça os produtos da Jurid