Projeto garante salário mínimo a toda pessoa com deficiência

Segundo a proposta, o recebimento desse auxílio não impede que sejam pagos os demais benefícios no âmbito da seguridade social ou de outro regime previdenciário

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (2)




A Câmara dos Deputados analisa projeto que concede renda básica mensal a toda pessoa com deficiência no valor de um salário mínimo (PL 7980/14). Segundo a proposta, do deputado Guilherme Mussi (PP-SP), o recebimento desse auxílio não impede que sejam pagos os demais benefícios no âmbito da seguridade social ou de outro regime previdenciário. O valor não será considerado no cálculo da renda per capita familiar para fins de recebimento de qualquer outro amparo assistencial.


Atualmente, a Lei 8.742/93 garante salário mínimo mensal à pessoa com deficiência sem condições de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família, e estabelece que a renda mensal per capita familiar do beneficiário seja inferior a 1/4 do salário mínimo.


A proposta define pessoa com deficiência aquela com impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual, psicossocial ou sensorial, e que podem prejudicar sua participação efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.


Avaliação


De acordo com o texto, a concessão do benefício estará sujeita à avaliação médica e social, a ser definida em regulamento posterior, sobre a deficiência e o grau de impedimento da pessoa que o requerer.


A proposta determina ainda que a renda básica mensal será revista a cada dois anos para avaliação da continuidade do pagamento, em razão das avaliações médica e social.


O deputado Guilherme Mussil afirmou que a certeza de uma renda mínima contribuirá para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, além de facilitar o acesso a seus direitos básicos de cidadania, como saúde, educação, trabalho e transporte, passo decisivo para que possam alcançar sua independência e autonomia.


Tramitação


O projeto, que tramita em caráter conclusivo, erá analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Palavras-chave: Salário mínimo Projeto de Lei Pessoa com deficiência

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-garante-salario-minimo-a-toda-pessoa-com-deficiencia

2 Comentários

Juarez Onofre Venning Advogado29/10/2014 9:32 Responder

Louvável o empenho do Deputado, só que deveria colocar a todos deficientes sem comprovação de renda nenhuma, já que é o salário minimo, e não teria aumento expresivo nas despesas do governo, que já gasta com muitas outras coisas. Deveria ser pago especialmente para os frequentadores das APAES, do Brasil. Juarez

Antonio Carlos Mendes Advogado29/10/2014 11:48 Responder

Acredito que após o deferimento do projeto, haverá um grande número de políticos que se passará deficiente e receberá mais esta esmola.

Conheça os produtos da Jurid