Projeto de Suplicy cria cadastro de devedores de pensões alimentícias

Tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) projeto de lei (PLS 405/08) de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que cria um cadastro nacional de devedores de pensões de alimentos.

Fonte: Agência Senado

Comentários: (1)




Tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) projeto de lei (PLS 405/08) de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que cria um cadastro nacional de devedores de pensões de alimentos.

O projeto institui o Cadastro de Proteção ao Credor de Obrigações Alimentares (CPCOA), subordinado ao Ministério da Justiça, no qual serão inscritos os nomes dos devedores de prestações alimentícias em atraso com suas obrigações, a partir de três prestações vencidas, sucessivas ou não, estabelecidas por concessão liminar, sentença ou homologação de acordo judicial ou extrajudicial.

Em sua justificativa, Suplicy alerta para o crescimento exponencial do "número de cidadãos que vêm se utilizando da falta de um cadastro único e nacional acerca do pagamento de prestações alimentícias, além dos já conhecidos expedientes processuais, para deixarem suas famílias, e, principalmente, seus filhos desamparados"

O senador argumenta que muitas vezes os devedores têm condições de prover os alimentos, mas não o fazem "visando desestimular o amparado ou obrigá-lo a recorrer rotineiramente ao Poder Judiciário".

Suplicy observa ainda que tais artifícios utilizados pelos devedores vêm acarretando um número exacerbado de processos judiciais, bem como promovendo a insatisfação da necessidade dos credores, os quais perdem a fonte de renda que, muitas vezes, é a única que têm.

A matéria, que aguarda o recebimento de emendas na CDH, será também analisada, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Palavras-chave: pensões

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-de-suplicy-cria-cadastro-de-devedores-de-pensoes-alimenticias

1 Comentários

Auta Rolim Moreira da Silva advogada15/12/2008 23:36 Responder

Inacreditável! Que tal trabalhar com melhor eficiencia e inteligencia em um projeto de lei que crie uma Organização Governalmental da Dignidade Humana (OGDH) em todo o pais, tanto na esfera municipal, estadual e especialmente federal para melhor distribuição de renda entre os brasileiros. Que toda verba arrecadada neste país nao ficasse tão centralizada na distribuição apenas para cúpula governamental.Certamente que não haveria necessidades de tantas ONGs espalhadas pelo país,muitas delas comandadas por estrangeiros. Sem falar naquelas que são verdadeiras a cabras expiatórias para desvio de verbas do governo brasileiro.

Conheça os produtos da Jurid