Prefeito nomeia a esposa e as filhas para assumirem secretarias no Piauí

Prefeito confirmou as nomeações e afirmou que "todos são técnicos e possuem capacidade para desenvolver o seu trabalho nas secretarias"

Fonte: GP1

Comentários: (0)




Prefeito de Marcos Parente, Manoel Emídio, estaria cometendo nepotismo após colocar quatro parentes na chefia de secretarias da prefeitura.


O prefeito nomeou a esposa, as duas filhas e um irmão, para ocupar cargos do primeiro escalão da prefeitura. As portarias com as nomeações foram assinadas nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2013.


A esposa do prefeito Jeanneth Martins de Fonseca Oliveira ocupa o cargo de Secretária de Assistência Social. A filha Edna Oliveira, ocupa o cargo de Secretária de Saúde, enquanto sua outra filha Maria José de Oliveira ocupa o cargo de Secretária de Finanças. Já o irmão do prefeito, Genésio Oliveira, ocupa o cargo de Secretário de Agricultura.

  
Ministério Público


A promotora de justiça Vera Lúcia, que responde pela Comarca de Marcos Parente disse qeu assumiu a comarca há pouco tempo e ainda está avaliando os processos que estão tramitando por lá, e que não teria conhecimento das nomeações realizadas pelo prefeito.


“Eu não estou sabendo, mas agora que você me falou, vou me informar sobre essa situação. Assumi há pouco tempo esta comarca e estou ainda avaliando todos os processos que estão tramitando e realizando algumas audiências, mas irei me informar sobre essa situação”, disse a promotora.


Cargos de chefia de Secretarias são considerados de natureza política e por isso muitas vezes não são alvos de ação do Ministério Público. Agora se a instituição considerar que houve abuso no número de nomeações realizadas pelo prefeito, assim como a capacidade dos nomeados de comandarem as secretarias e até mesmo se houve violação do princípio da moralidade pública, a promotora poderá ingressar com uma ação civil de improbidade administrativa contra o prefeito Manoel Emídio.


Outro lado


O prefeito confirmou que colocou seus parentes para exercerem os cargos, mas que isso só aconteceu porque eles possuem qualidades técnicas para atuarem a frente das secretarias.


“É verdade sim que eu coloquei eles. Agora prejudicando o município não está. Só coloquei quem tem qualidade técnica para assumir as secretarias assim como coloquei eles, coloquei outros que não tem vínculo comigo. Todos são técnicos e possuem capacidade para desenvolver o seu trabalho nas secretarias. Acredito que essa denúncia tenha partido de pessoas desinformadas e que fazem oposição a mim, meus adversários”, disse.


Questionado se não estaria praticando nepotismo, ele negou a informação. “Em Secretaria não existe nepotismo. De qualquer forma todos estão exercendo bem as suas, são pessoas que possuem suas qualidades e são formadas, onde fazem tudo dentro de suas capacidades”, afirmou o prefeito Manoel Emídio.

Palavras-chave: crime de nepotismo direito público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/prefeito-nomeia-a-esposa-e-as-filhas-para-assumirem-secretarias-no-piaui

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid