Policiais Militares são condenados por mortes de oito presos no Carandiru

Pena de nove PMs é de 96 anos; juiz também determinou a perda do cargo público para os que continuam na ativa

Fonte: Estado de S. Paulo

Comentários: (0)




Dez policiais militares foram condenados nesta quarta-feira (19) pelas mortes de oito detentos, ocorridas no quinto pavimento do Pavilhão 9 na extinta Casa de Detenção de São Paulo, em 1992, no massacre do Carandiru. Os PMs foram absolvidos do crime de tentativa de homicídio de três detentos.


Os jurados do Conselho de Sentença condenaram nove policiais a 96 anos de prisão, cada um, por homicídio qualificado [pena mínima de seis anos para cada homicídio cometido somada à pena de seis anos por impossibilidade de defesa das vítimas, para cada um dos detentos]. O PM Silvio Nascimento Sabino foi condenado a 104 anos por ter uma condenação anterior, não divulgada, que não transitou em julgado.


O juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo também determinou a perda do cargo público para os policiais que continuam na ativa. Os réus poderão responder em liberdade.


Para responder a 550 quesitos que decidiram a sentença, os jurados demoraram quase quatro horas. Eles tiveram que responder a várias perguntas referentes a cada uma das vítimas do massacre.


Nesta etapa do julgamento, dez policiais militares, integrantes do Gate (Grupo de Operações Táticas Especiais), foram julgados pela morte de oito presos e pela tentativa de homicídio de três vítimas que ocupavam o quinto pavimento (quarto andar) da extinta Casa de Detenção Carandiru. De início, os promotores Márcio Friggi de Carvalho e Eduardo Olavo Canto Neto pediam a condenação dos réus por dez mortes. No entanto, eles decidiram retirar duas mortes que haviam sido imputadas aos policiais, alegando que uma delas ocorreu em um outro pavimento e a outra foi provocada por arma branca.


O julgamento ocorreu no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, e durou três dias. O advogado Celso Vendramini foi o responsável por fazer a defesa dos policiais.


Por envolver um grande número de réus e de vítimas, o julgamento do Massacre do Carandiru foi desmembrado em quatro etapas, de acordo com o que aconteceu em cada um dos quatro pavimentos do Pavilhão 9 da Casa de Detenção.

Palavras-chave: direito penal massacre do carandiru homicídio qualificado

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/policiais-militares-sao-condenados-por-mortes-de-oito-presos-no-carandiru

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid