Pernambuco reprova 72% dos bacharéis em novo exame da OAB

Brasília, 22/11/2004 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco comunicou hoje (22) ao presidente nacional da OAB, Roberto Busato, que 72% dos candidatos ao Exame de Ordem não atingiram o índice exigido para ter o registro profissional.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Comentários: (0)




Brasília, 22/11/2004 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco comunicou hoje (22) ao presidente nacional da OAB, Roberto Busato, que 72% dos candidatos ao Exame de Ordem não atingiram o índice exigido para ter o registro profissional. Do total de 590 candidatos, somente 166 foram considerados aptos. O resultado mostrou que o nível de aprovação no Estado caiu se comparado ao primeiro exame unificado do Nordeste, realizado no semestre passado. Naquela ocasião, Pernambuco teve acima de 30% candidatos aprovados. Agora foram somente 28%.

O número de aprovados diminui a cada etapa, conforme anunciou o presidente da OAB de Pernambuco, Júlio Alcino de Oliveira Neto. Na primeira etapa (prova objetiva), 590 bacharéis realizaram as provas de conhecimentos gerais, mas somente 391 obtiveram nota satisfatória, uma aprovação de 66,27%. A peneirada maior aconteceu na segunda fase (prova prática), quando os candidatos responderam a questões específicas da profissão e o percentual de aprovados caiu para 28%.

O pior índice ficou com a área do Direito Civil, para a qual foi registrado o índice de 78,5% de reprovação. O Direito Trabalhista aparece em seguida, com 77,7% de candidatos reprovados. Já o Tributário ficou na lista dos melhores, com 86,7% de aprovação.

O presidente da OAB-PE considerou a estatística um alerta tanto para as instituições de ensino quanto para o governo. Para ele, o Ministério da Educação deve exigir cada vez mais qualidade do ensino no Brasil. ?Pernambuco continua, mesmo com os índices atuais, entre os melhores desempenhos. Há Estados em que a reprovação beira os 90%?, afirmou Júlio de Oliveira. Pernambuco possui hoje 19 faculdades de Direito em quase todas as suas regiões, totalizando cerca de 15 mil alunos.

A fase de recursos para pedidos de revisão das provas vai até a próxima quarta-feira (24). Ela será feita por uma banca de professores das universidades pernambucanas e não pela Vunesp, instituto paulista responsável pela aplicação do Exame de Ordem no teste unificado do Nordeste.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pernambuco-reprova-72-dos-bachareis-em-novo-exame-da-oab

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid