Pai que deu chinelada em filho de 9 anos é denunciado por tortura pelo MPRJ

O acusado poderá ser condenado à pena de dois a oito anos de reclusão pela prática de tortura contra seu filho

Fonte: MPRJ

Comentários: (8)




A Promotoria de Justiça de Investigação Penal (PIP) de Petrópolis ofereceu denúncia perante a Justiça Criminal, em face de R.C.L., de 32 anos, por prática de crime de tortura, por ter agredido com chinelada no rosto seu filho de 9 anos de idade. O crime ocorreu no interior da residência da família, no bairro Esperança, naquela cidade.


"O denunciado submeteu seu filho, com emprego de violência, a intenso sofrimento físico, como forma de aplicar castigo pessoal, lhe batendo com um chinelo vindo a atingir seu rosto, o que resultou em hematomas, conforme Laudo de Exame de Corpo de Delito", narra a denúncia, subscrita pela Promotora de Justiça Titular da PIP, Maria de Lourdes Féo Polônio.


De acordo com outro trecho da denúncia, "a prática da tortura se deu pelo fato de o menor e seus irmãos terem comido todo o pão francês que o denunciado havia comprado, tendo o denunciado admitido a prática do ato e, embora tenha dado versão diferenciada, não convenceu o Ministério Público".

Palavras-chave: Denúncia; Tortura; Violência; Agressão; Família

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pai-que-deu-chinelada-em-filho-de-9-anos-e-denunciado-por-tortura-pelo-mprj

8 Comentários

Edson Guimarães Administrador13/12/2012 20:59 Responder

Convenhamos. Chinelada no rosto, hematomas, tortura... tenham santa paciência. Existem inúmeros detalhes não descritos no texto como exemplo: que tipo de chinelo? havaianas que são leves ou chinelos daqueles pesados? Bateu no rosto de propósito ou em um desvio do menor pegou no rosto? Agressões eram frequentes? Esse texto da lei \\\"como forma de aplicar castigo pessoal ou ...\\\" , como se castiga um filho desobediente hoje, dando um presente? Acho que esse é um dos motivos que não há respeito em casa, na escola, etc. Qualquer criança hoje, sabe e até ameça aos pais em razão desta lei que chega a ser ridícula. NÃO SOU A FAVOR DE ARREBENTAR UM MENOR DE PANCADA, CHINELADA OU SEJA LÁ O QUE FOR, MAS UMAS CHINELADAS COM HAVAIANAS BEM DADAS, NA BUNDA, COM A CRIANÇA SABENDO PORQUE ESTÁ APANHANDO AJUDA A EDUCAR ISSO AJUDA.

valderes da rosa estagiario em direito 11/01/2013 13:46

cidadão se ja pensa em agredir não tenha filho,filho so e maliducado se o pai nao impoe limites, e impor limites não e agredindo o mesmo fica a dica.

CELSO ANTONIO DOMINGUES servidor público14/12/2012 12:03 Responder

É exatamente isso. A denúncia oferecida pelo Parquet não quer dizer que o pai será condenado. Após o oferecimento da denúncia inicia-se o processo propriamente dito, procedimento esse que analisará todas as circunstâncias do fato, se houve dolo ou culpa, os antecedentes etc. Importante destacar que, embora seja necessário manter a firmeza na educação dos nossos filhos, para que não tenhamos decepções futuras sobre a formação de seu caráter, é inadmissível a prática da violência como argumento para o exercício da educação. O diálogo ainda é o caminho mais adequado.

Sol Oliveira Funcionária Pública - em exercício no Poder Judiciário (Júri). 08/01/2013 13:16

Sábias palavras........mas as palmadas poderiam ter sido no bumbum.....sem exagero. Há horas em que os pais não encontram outra alternativa. Na minha casa ninguém morreu e sou uma mãe muito amada. Divorciada do primeiro casamento, 19 anos. Novo casamento há 12 anos. Sou enérgica com os filhos. Na época sozinha, tive que escolher as opções ou eu corrigia ou eles teriam sido refém do mundo. Escolhi corrigir. Sou muito feliz. Tenho uma família feliz e abençoada.

Almir estudante14/12/2012 22:13 Responder

Fui educado a vida inteira escutando de meu pai, homem rude, trabalhador do campo, \\\" que refresco de menino folgado era péia\\\", nem por isso deixei de amar a meu pai e hoje reconheço se não fosse as péias que tanto levei, certamente teria me inclinado à vagabundagem. A verdade é que vivemos num país de hipocrisias, de inversão de valores e de completo desrespeito aos pais que invariavelmente se expande para as salas de aulas onde os alunos gritam, batem e ameaçam professores. Outra triste realidade é o desmanche da família exatamente pelo cultivo dessas práticas de proteção ao \\\"menor\\\" (vagabundos), cuja colheita da sociedade são os infratores que não podem ser punidos, matam, assaltam, roubam, estupram e nada se pode fazer para penalizá-los, é nisso que dá essa história de pais não poderem bater nos filhos. Não sou a favor de se espancar quem quer que seja, no entanto, meus dois filhos sabem, se sair da linha, a péia come. Na minha casa mando eu, o ministério público deveria se preocupar era em requerer ao judiciário a prisão Paulo Maluf e do barbudão juntamente com sua quadrilha do PT. É muito fácil aparecer em cima de um pai que, muitas vezes, desesperado, inibido por esse tipo de circo, não consegue refrear as inclinações ruins de seus filhos.

Ilson M. S. Prazeres Analista em assuntos educacionais 07/01/2013 18:50

Almir, faço minha suas palavras, Infelizmente existem alguns \\\"zé ruelas\\\" dentro dos MPs que querem aparecer a custa dos cidadãos honestos e trabalhadores. Também fui criado na base do \\\"escreveu não leu o pau comeu\\\" e nem por isso me transformei em um monstro criminoso, pelo contrário, como diriam os mais antigos, virei gente. Tenho uma filha, e ela vai seguir na mesma cartilha, pois na minha casa também sou eu que mando. A bem da verdade, a culpa dessa inversão total de valores é da própria sociedade, analfabeta e acéfala, seduzida pelas novelas, bbbs e nojeiras musicais despachadas diariamente pela \\\"cultura\\\" existente em nosso país, enquanto os politiqueiros nazicomunistas de plantão destroem o que restou da família brasileira.

Sol Oliveira Funcionária Pública - em exercício no Poder Judiciário (Júri). 08/01/2013 13:33

Bom dia Almir. Você está de parabéns. Concordo contigo em todos os sentidos. Fui criada na simplicidade, meus pais lutaram muito para me proporcionar o melhor. Sair da linha era péia..kkkkk...não morri por isso . Tenho uma saudade enorme do meu querido e saudoso pai. O amei intensamente . Minha querida mãe, é a pessoa mais linda que tenho. Aos 51 anos, tenho o prazer de mostrar aos meus filhos que moleza não gera futuro. Errou vai cair na lenha....embora com 25 e 23 anos.....nunca passei por problemas em família, porque o cinto fica pendurado a espera do vacilo. Criar um filho no mundo de hoje com pouca estrutura financeira e o mundo oferecendo facilidades, é difícil. Os homens da lei percebem um salário suficiente para que seus filhos estejam em boas escolas. Agora o homem do salário mínimo mal tem comida em sua mesa. As Escolas Públicas não oferecem e nem comportam boas condições de aprendizado, e, ainda falta um transporte adequado para que o aluno chegue à escola em tranquilidade para um bom desempenho durante a jornada do turno escolar. Falta a merenda, para que o aluno tenha concentração nos estudo e não no estômago. Enfim, falta tudo. ALÔ AUTORIDADES.......OLHEM PARA NOSSAS CRIANÇAS.

Valdecir advogada09/01/2013 0:51 Responder

Concordo plenamente com as opiniões acima. Sou de família simples, minha mãe, guerreira, iletrada, criou praticamente sozinha nove filhos, quatro meninas e cinco meninos. Bairro pobre, assistimos o crescimento da maconha entre outras drogas, vimos muitos jovens envolverem-se com o crime e pagarem com a própria vida a escolha. Confesso que minha mãe foi uma pessoa rigorosa na educação dos filhos. Apanhamos de mangueira, fio, palmatória, cipó, toalha molhada... rsrsrs hoje, todos os filhos são pessoas de bem, todos a amam. Todos nós estamos sempre ao redor dela, qualquer coisinha, correm todos para socorrê-la. Se cumpre em nós o que diz a Bíblia, manual da vida: \\\"a vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar sua mãe\\\". \\\"Corrige a teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma\\\". Provérbios 29: 15 e 17.

valderes da rosa estagiario em direito 11/01/2013 13:52

minha querida na biblia não diz que tem que agredir uma criança, e a sua interpretação da mesma não de modo geral.

DANIEL AUGUSTO PEREIRA Servidor Público09/01/2013 23:26 Responder

Especialistas diferenciam autoridade de autoritarismo. Impor limites não é fácil para pai algum. Porém, a autoridade é indispensável para educar e começar a construir o caráter das crianças. Nós pais precisamos saber distinguir entre criar regras e impor vontades. Ter autoridade significa impor regras necessárias para um bom convívio, autoritarismo é o uso excessivo de poder. Para educar não é preciso bater. Métodos de disciplina é que ensinam o que é certo e errado. Falo por experiência própria, tenho um filho de dez anos, jamais bati nele, mas ele sabe diferenciar o certo do errado, me respeita como pai e eu o respeito como filho, em suma nos respeitamos como seres humanos racionais. Acho que o primeiro passo é assumir o papel de educador dentro de casa. Nunca é demais lembrar que o novo código civil fala do poder familiar e, não mais do patrio-poder.

valderes da rosa estagiario em direito 11/01/2013 13:57

parabens para educar não e preciso bater, o filho cresce vendo as costas do pai, se o pai incentivou ao dialogo e impos limites de outro modo, não a agressão fisica,o seio familiar crescera harmoniosamente,e lamentavel que colegas do direito com uma advogada que expressou sua opinião, e a favor para educar que se aapanhe de mangueira , cabo de aço,fio de não sei o que ,francamente se não sabe educar melhor não ter filhois, fica a dica

alessandro de azevedo moreira Psicanalista e estagiário em direito11/01/2013 21:42 Responder

Acredito que pessoas que são criadas com violência tendem a reproduzir este comportamento em toda sua vida; os filhos não são objetos nem tampouco, brinquedos; mereçem respeito e dignidade!

Francisco das Chagas Professor15/01/2013 1:37 Responder

Sem dúvidas, agressão jamais. Mas caros como vcs vão convencer apenas com palavras, doces e afetuosas uma criança, pré-adolescente, que brinca com fogo e fósforos, insistentemente, há meses, às escondidas que com \\\"apenas\\\" palavras ela não vai tacar fogo na casa, ou pior, ficar pelo resto de sua vida com as marcas de queimadura espalhadas pelo corpo, além da consciência \\\"queimada\\\" do responsável. ???

Floriano Queiroz de Oliveira Contador17/01/2013 1:52 Responder

Na denúncia fala\\\" bateu com chinelo vindo a atingir seu rosto\\\" Da forma que está escrito, dá-se entender que houve culpa e não dolo. Há filhos mais rebeldes que é preciso usar a vara para corrigi-los, está escrito na Bíblia, agora julgar por tortura quando se esta castigando é que é cruel. É preciso maior rigor na análise dos fatos para não se julgar errado deixando as crianças sem limites hoje ocasioando os delinquentes de amanhã.

Conheça os produtos da Jurid