Ophir: governo nada mais faz do que seu trabalho quando divulga as contas

"A partir do momento em que um governo, seja estadual ou federal, faz a divulgação de suas contas não faz mais do que a sua obrigação, de prestar contas ao seu patrão, que é o povo".

Fonte: OAB

Comentários: (0)




"A partir do momento em que um governo, seja estadual ou federal, faz a divulgação de suas contas não faz mais do que a sua obrigação, de prestar contas ao seu patrão, que é o povo". A afirmação foi feita hoje (14) pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, ao discursar na abertura do lançamento do Índice de Transparência da Associação Contas Abertas, realizado na sede da OAB Nacional, em Brasília. No evento, foi divulgado o ranking dos sites governamentais mais transparentes em termos de divulgação de contas, gastos com convênios e licitações, atualização diária de informações e oferta de downloads com dados e estatísticas para acompanhamento por parte da sociedade.

Ainda segundo Ophir Cavalcante, esse movimento realizado pela Contas Abertas é de grande importância para a sociedade, pois introduz um conceito extremamente relevante para o Estado Democrático de Direito: o do controle social. "Esse conceito deve estar culturalmente arraigado em todos nós: sociedade, imprensa e governantes, a fim de contribuir para o fortalecimento do estado brasileiro", afirmou o presidente nacional da OAB, para quem este é um momento de engrandecimento da democracia brasileira. "O trabalho não acabou. Só começa agora", acrescentou.

No ranking da Contas Abertas, o que recebeu a melhor nota entre os 28 sites avaliados foi o Portal de Transparência, do Executivo Federal. Entre os Estados, os considerados mais transparentes são os sites dos Governos de São Paulo (1º lugar), de Pernambuco (2º lugar), do Rio Grande do Sul (3º lugar) e do Paraná (4º lugar). O ranking foi divulgado pelo secretário-geral da Contas Abertas, Gil Castelo Branco, que adiantou já estar debatendo com a OAB Nacional a criação de um selo para premiar os Estados e municípios que apresentarem os maiores graus de transparência de agora em diante.

Os governadores de São Paulo, Alberto Goldman, e de Pernambuco, Eduardo Campos, estiveram presentes ao lançamento juntamente com senadores, deputados federais, representantes da Controladoria Geral da União e da Associação de Jornalistas Investigativos. Pela OAB, esteve presente o secretário-geral da entidade, Marcus Vinícius Furtado Coêlho.

Palavras-chave: governo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ophir-governo-nada-mais-faz-do-que-seu-trabalho-quando-divulga-as-contas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid