ONU elogia Brasil por manter médico Roger Abdelmassih preso

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um comunicado na qual elogia a Justiça brasileira pela decisão que manteve preso o médico Roger Abdelmassih.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Comunicado da agência foi publicado nesta terça-feira (25). Segundo a ONU, rigor é passo importante para os direitos das mulheres.

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou nesta terça-feira (25) um comunicado na qual elogia a Justiça brasileira pela decisão que manteve preso o médico Roger Abdelmassih. O especialista em reprodução é acusado de atentado violento ao pudor e estupro contra 56 mulheres, suas ex-pacientes.

O comunicado afirma que revelação pública e rigor da Justiça representam um passo significativo para os direitos humanos das mulheres. Na segunda-feira (24), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o habeas corpus pedido pela defesa do médico.

A ministra Ellen Gracie, relatora do caso, indeferiu o pedido sob o argumento de que, caso o Supremo decidisse o caso, haveria a chamada supressão de instância ? quando tribunais superiores decidem sobre temas que ainda não foram julgados de forma definitiva nas instâncias inferiores.

Na manhã desta terça-feira (25), o médico foi transferido por volta das 9h do 40º Distrito Policial, na Vila Santa Maria, Zona Norte de São Paulo. Ele foi levado para a penitenciária de Tremembé, a 147 km de são Paulo.

O advogado José Luís de Oliveira Lima, que representa o médico, havia entrado no STF com o recurso em que pedia liberdade a Abdelmassih no último sábado (22), após a Justiça paulista e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) terem negado habeas corpus ao médico.

De acordo com a delegada titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, Celi Paulino Carlota, 65 mulheres já procuraram a Polícia Civil afirmando terem sido vítimas de Roger Abdelmassih. Segundo a delegada, após a prisão de Abdelmassih, mais quatro mulheres procuraram a polícia afirmando terem sido vítimas do médico. O advogado José Luís de Oliveira Lima nega todas as acusações contra o médico.

Registro suspenso

Roger Abdelmassih teve o registro da profissão suspenso por tempo indeterminado. A medida foi tomada pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), após reunião com os integrantes do órgão na terça-feira (18).

A Clínica e Centro de Pesquisa Abdelmassih, por meio de nota divulgada na quarta (19), afirmou que mantém padrões éticos e legais nos procedimentos médicos realizados em suas pacientes. O centro médico é gerenciado por Abdelmassih, que tem 65 anos.

O médico também é investigado por suposta manipulação genética. Ele foi indiciado em junho pela Polícia Civil, sob suspeita de estupro e atentado violento ao pudor. O Cremesp abriu 51 processos ético-profissionais contra o profissional.

Palavras-chave: abdelmassih

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/onu-elogia-brasil-por-manter-medico-roger-abdelmassih-preso

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid