OAB/SP deve retirar de cadastro fotos de advogados que não autorizaram publicação

De acordo com TRF da 3ª região, advogado tem o direito de não permitir a divulgação de sua imagem no site da OAB.

Fonte: TRF3

Comentários: (0)




A 5ª turma do TRF da 3ª região negou provimento ao recurso interposto pela OAB/SP e manteve decisão que determinou que a seccional retire de seu site a foto de três advogados inscritos em seus quadros.


De acordo com a decisão, a simples exposição das fotos dos autores no site da OAB é decorrente do relevante interesse público, não configurando qualquer violação à intimidade dos autores.


No entanto, o advogado tem o direito de não permitir a divulgação de sua imagem no site da OAB, tendo em vista que o artigo 5º, inciso X, da CF, invocado pelos autores como fundamento do direito reivindicado, é expresso no sentido de garantir a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem da pessoa, vale dizer, direito próprio da pessoa.


No recurso, a OAB/SP alegou que, por exercerem um serviço de interesse público, a disponibilização das fotos dos advogados seria uma forma de dar segurança a quem deseja contratá-los, comprovando que são profissionais devidamente inscritos na entidade.


Contudo, os desembargadores da 5ª turma do TRF entenderam que a imagem das pessoas não pode ser publicada por nenhum mecanismo, digital ou impresso, sem a devida autorização, em respeito aos direitos da personalidade, que são ilimitados, intransmissíveis e irrenunciáveis.


Segundo o relator do acórdão, desembargador Paulo Fontes, o advogado tem o direito de não permitir a divulgação de sua imagem no site da OAB, tendo em vista que o artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal é expresso no sentido de garantir a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem da pessoa.


Assim, “somente por meio de acordo de vontades e sendo autorizado pela pessoa é permissível ceder sua imagem.”


Processo: 0012177-68.2004.4.036100

Palavras-chave: CF Recurso Retirada Cadastro Fotos Advogados Publicação OAB/SP

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oabsp-deve-retirar-de-cadastro-fotos-de-advogados-que-nao-autorizaram-publicacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid