Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-mt-condena-projeto-que-preve-fim-de-exame-de-ordem

7 Comentários

Itelvino Hoffman advogado20/09/2005 11:48 Responder

O "Nobre" deputado poderia ser mais diligente, por exemplo, em garantir recursos no orçamento da União para as rodovias federais que cortam o nosso Estado, ao invés de se imiscuir em assuntos que não domina. Está na contramão da história, pois quando o Conselho Federal de Medicina está estudando a possibilidade de adoção de metodologia similar ao exame de Ordem, para que os médicos recém formados possam obter a sua inscrição para o exercício profissional, vem o ilustre deputado com esta proposta, diga-se, infeliz, iniportuna e burra. Para o bem de sua própria imagem perante o eleitorado matogrossense, a sugestão é a imediata retirada da indecorosa proposta.

Ricardo Salles Colomera Func. Público (Bacharel em direito)20/09/2005 12:56 Responder

Bom dia colega Dr. Itelvino Hoffman, mas "iniportuna" não existe, o correto é "INOPORTUNA". Quanto ao absurdo de se realizar prova de exame para essa instituição que se diz correta denominada Ordem dos Advogados do Brasil, concordo integralmente com o deputado federal Lino Rossi do PP de MT, pois o que há de ter que acabar, se o problema for mesmo o baixo nível "cultural" das Universidades, é a aprovação dessas instituições pelo governo, mais conhecido como MEC. Resumindo, se eu faço a matrícula em um local que tem aprovação concedida pelo MEC, qual é minha culpa se esse local tem baixo nível docente ou administrativo? O que tem que acabar são essas aprovações misteriosas concedidas pelo governo (MEC) a instituições "com fins lucrativos" que não atendem as exigências do mercado!!! A indignação é contra essas grandes instituições de ensino superior que se dizem corretas e que na realidade ficamos na dúvida quanto à suas aprovações perante a este orgão governamental denominada MEC... Não devemos colocar a culpa em estudantes que ao realizarem suas matrículas presumem que estão realizando-as em instituições aprovadas por este orgão governamental. Se esta aberto o vestibular é porque esta aprovada no MEC, por esse motivo não coloquem a culpa no baixo nível universitário deste pais!!! O grau de visão dos brasileiros nos problemas sociais é ridículo, pois o que importa neste pais é o próprio umbigo (Bolso)...

Ezequias Viana de Moura Bancário aposentado/Advogado20/09/2005 13:19 Responder

O projeto em tela é descabido, visto que boa parte dos formandos de Direito estão despreparados. O nobre deputado deveria, antes, obter informações sobre a legislação de outros paises sobre o referido exame, como a dos EUA, França, Itália, etc, além de elaborar projeto para impedir a proliferação de "fábricas de bacharéis"

fabio estudante21/09/2005 11:33 Responder

concordo com o projeto , a intenção da OAB , com provas dificeis é criar reserva de mercado para os advogados , dificultando a entrada de outros. o fato de termos faculdades pouca preparadas , não serve para argumentação uma vez que temos advogados que realizam tráficos de drogas e outras coisas repugnantes . o problema do bom ou mau advogado , não está ligado ao conhecimento mas sim ao caráter daquele que exerce a advocacia

Ernesto de Sousa Ferraz Neto Professor/bacharel21/09/2005 16:55 Responder

Há uma divisão nas opiniões. Veteranos (que não enfrentaram o Exame da Ordem da forma como é atualmente) são contra. Já os novos (como meu caso e de milhares de Bachareis de Direito em todo o país) precisamos começar a trabalhar urgente e medidas deverão ser tomadas.

Manoel Paixão Santos funcionário/bacharel em direito01/10/2005 22:29 Responder

Precisa ser tomada uma medida urgente contra a OAB. O candidato passa na PRIMEIRA FASE, repete na SEGUNDA FASE é obrigado fazer a PRIMEIRA FASE, sendo que essa já foi eliminada.

Everaldo Jusenil da Silva. autônomo19/05/2009 21:38 Responder

Primeiramente, quero deixar claro que, apesar de ser Bacharel não sou contra o Exame da Ordem, sou contra a forma de aplicação do mesmo. O que , a meu ver é absurdo é o sistema utilizado, pois se aprovado em 1ª fase e reprovado na 2ª fase sou obrigado a prestar novamente a primeira. Ora, se o objetivo da primeira fase é avaliar os conhecimentos de forma globalizada e isto foi alcançada, não se justifica submeter aquele outrora aprovado em primeira fase e reprovado na segunda novamente ao desafio da primeira. O que se esquece e não se discute é que a OAB não é instituição em que se aprovado me dá garantia de emprego, pois quem irá me avaliar é o próprio cliente. Se o exame de Ordem fosse fundamental não teríamos casos de juízes declarando réus indefesos em virtudes de maus serviços prestados por advogados. O que fico indignado é ver colegas advogados crucificando aqueles que querem o fim do exame, cometendo o absurdo de chamar o nobre Deputado de burro, ora, lembremos que vivemos em uma democracia, e se o nobre deputado tem tal intenção está lutando por supostos direitos de seus correligionários ou não. Não posso deixar de citar que é comum membros da OAB ficarem exaltados quando se cogita o fim do exame de ordem, porque? POr fim, deixo aqui uma sugestão: O MEC em conjunto com a OAB elaborarem conteúdo programático a nível nacional para cada ano letivo do curso de Direito, e, ao final de cada ano o MEC e OAB elaboram e aplicam prova referente ao conteúdo daquele ano, se aprovado o aluno irá pra o próximo e assim sucessivamente. Ao final dos cinco anos aquel que for aprovado terá automaticamente sua carteira, não tendo, assim de se sujeitar a ser avaliado em um determinado ano com disciplinas que estudou anos atrás. Vemos comumente a OAB criticar os cursos de direito, mas o que ela faz, a meu ver nada, apenas "cutuca", porque?. Porque a OAB não toma uma postura firme conjuntamente com o MEC ao invés de ficar nessa briga égos.

Conheça os produtos da Jurid