OAB: insistência de Renan já é um deboche à cidadania brasileira

Conselho Federal da OAB

Fonte: Jornal Jurid

Comentários: (1)




O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou hoje (10) que a insistência do senador Renan Calheiros em permanecer na Presidência do Senado, a despeito do aprofundamento da crise na instituição, é um despropósito e uma imoralidade soa como deboche à cidadania?. Em nota à imprensa, Britto afirma que a OAB, refletindo pensamento dominante na sociedade civil brasileira, exige imediato afastamento do senador Renan Calheiros da Presidência do Senado Federal, em nome da ética e em defesa da integridade moral da República.

Para Cezar Britto, o Senado da República não merece ser confundido com seu presidente. Ele acrescentou na nota: Restabelecer a dignidade do Parlamento brasileiro é tarefa urgente e fundamental para aqueles que defendem o Estado Democrático de Direito; o Brasil é maior do que seus parlamentares. Espera-se que os atuais representantes da cidadania brasileira também assim compreendam.

A seguir, a íntegra da nota do presidente do Conselho Federal da OAB sobre a crise no Senado:

"A grave crise que atinge o Senado da República, decorrente da insistência do senador Renan Calheiros em permanecer na sua Presidência, indiferente ao clamor da sociedade civil brasileira, ultrapassa o limite do bom senso e da compostura. Configura por si só nova quebra de decoro.

A crise política decorrente de seu gesto se arrasta desde maio, quando a primeira das cinco denúncias que ele hoje enfrenta veio à tona. São cinco meses de resistência injustificada. Até os seus aliados de primeira hora já admitem que sua permanência no cargo prejudica não apenas a imagem, mas o próprio funcionamento do Senado e do Congresso Nacional.

A OAB, desde o primeiro instante, refletindo pensamento dominante na sociedade brasileira, posicionou-se pelo imediato afastamento do senador.

Sendo réu, não pode simultaneamente estar no comando do rito de seu próprio processo, nomeando e afastando relatores, ameaçando colegas, valendo-se, em suma, do cargo em proveito próprio. É um despropósito e uma imoralidade - e soa como deboche à cidadania.

A OAB associa-se desde já às manifestações da sociedade civil brasileira em prol do imediato afastamento do senador Renan Calheiros da presidência do Senado Federal - em nome da ética e em defesa da integridade moral da República.

O Senado da República não merece ser confundido com seu presidente. Mas, se os senadores assim não compreenderem estarão, perigosamente, contribuindo com aqueles saudosistas que querem extinguir o próprio Parlamento. Restabelecer a dignidade do Parlamento brasileiro é tarefa urgente e fundamental para aqueles que defendem o Estado Democrático de Direito.

O Brasil é maior do que os seus parlamentares. Espera-se que os atuais representantes da cidadania brasileira também assim compreendam".

Palavras-chave: Renan

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-insistencia-de-renan-ja-e-um-deboche-a-cidadania-brasileira

1 Comentários

Nercina A Costa advogada11/10/2007 12:13 Responder

Concordo com o Ilustre Presidente da OAB, mas por outro lado, não podemos deixar de admitir que o Renan está no seu direito de arguadar o julgamento final dos processos das acusações que pensam sobre ele. Tenho dúvidas se qualquer outro estivesse no lugar do Ranan, com o poder de nomear aquele que certamente vai decidir seu futuro, tamabém não agiria como ele. Eu diria que a resistencia de Senador Renan, se justifica pela certeza da impunidade que prevalece em nosso pais.

Conheça os produtos da Jurid