O Otimista

Uma vez, numa reunião na empresa, depois de dar uma opinião positiva sobre um determinado assunto que envolvia o cenário econômico e político do país, ouvi um dos diretores, de forma grave, dizer:

Fonte: Luciano Pires

Comentários: (0)




Uma vez, numa reunião na empresa, depois de dar uma opinião positiva sobre um determinado assunto que envolvia o cenário econômico e político do país, ouvi um dos diretores, de forma grave, dizer:

"O otimista de hoje é o pessimista de amanhã bem informado".

Aquela frase foi uma forma de ofender, desqualificar e humilhar não apenas a opinião que eu havia dado, mas a minha figura.

Afinal, no Brasil, otimista nada mais é do que um bobalhão mal informado.

E o problema é vencer os preconceitos históricos.

Diante de uma situação dúbia, o cérebro escolhe sempre o lado mais perigoso para definir a atitude que você vai tomar. Isso vem dos tempos pré-históricos e tem a ver com a necessidade de preservação da espécie.

E hoje em dia, principalmente no mundo dos negócios, otimistas são vistos como um perigo. É necessário ser pessimista. Aliás, o discurso pessimista soa muito mais inteligente que o otimista.

Prepare-se para o desastre. Se ele acontecer, você larga na frente. Se ele não acontecer, você não perdeu nada e possivelmente estará numa posição mais robusta para enfrentar a realidade. Proteja-se. Desconfie de tudo.

É interessante essa postura, já que ela vem na contra mão dos discursos motivadores que as empresas fazem para suas equipes, pedindo atitudes positivas, pensamento otimista, força, garra...

"Estamos demitindo metade dos funcionários, cortando os investimentos e o cafezinho, Mas olhemos para o futuro com otimismo, pois agora tudo vai dar certo..." Pode?

Somos treinados diariamente para esperar o pior. Notícia positiva não dá audiência. Já as porcarias...

Pois uma pesquisa recente da BBC em Londres, apontou que o otimismo retarda o envelhecimento. Você pode não ser tão jovem quanto se sente, mas a pesquisa descobriu que uma atitude positiva em relação à vida pode atrasar o envelhecimento.

Já a Universidade do Texas constatou que as pessoas otimistas têm menos probabilidade de mostrar sinais de debilidade do que os pessimistas.

Segundo os pesquisadores, fatores psicológicos - assim como os genes e a saúde física - têm influência sobre o envelhecimento.

Quer dizer que os pessimistas ficam velhos mais cedo?

Olha só...

Se isso é correto então temos que considerar uma outra hipótese.

A de que os otimistas não são apenas ignorantes, desinformados, deslocados da realidade ou pobres de julgamento.

Talvez sejam os únicos espertos...

Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista. Visite o site www.lucianopires.com.br.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/o-otimista

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid