Não há dever de indenizar do estado se preventiva foi decretada sem abusos

Prisões cautelares embasam-se em meros indícios de autoria, presentes no caso em discussão, de modo que não se pode falar em ilegalidade

Fonte: TJSC

Comentários: (0)




A 4ª Câmara de Direito Público do TJ confirmou decisão que negou danos materiais e morais a um homem que teve o decreto de prisão preventiva confirmado em sentença, e permaneceu dois anos encarcerado por tráfico de drogas, para posteriormente ser absolvido no segundo grau de jurisdição. A pena original aplicada era de nove anos e sete meses de reclusão, em regime fechado.


"Somente em casos nos quais ficaram comprovados abusos ou excessos na decretação e na manutenção da prisão preventiva, posteriormente confirmada em sentença condenatória de 1º Grau, é que deverá o Estado indenizar danos materiais e morais, ainda que posteriormente o réu seja absolvido por decisão do Tribunal", anotou o desembargador Jaime Ramos, relator da matéria.


No entendimento da câmara, as prisões cautelares (flagrante e preventiva) embasam-se em meros indícios de autoria, presentes no caso em discussão, de modo que não se pode falar em ilegalidade. "Nessa fase, milita o princípio do 'in dubio pro societate', ou seja, a dúvida é resolvida em favor do interesse da sociedade, não se exigindo, para tanto, prova exauriente de autoria", acrescentou o relator.

Palavras-chave: Dever Indenização Estado Prisão Preventiva Decreto Abusos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/nao-ha-dever-de-indenizar-do-estado-se-preventiva-foi-decretada-sem-abusos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid