MPF denuncia Noblat por racismo e injúria contra Barbosa

Ministério Público Federal do RJ aceitou representação criminal de Joaquim Barbosa contra o jornalista Ricardo Noblat, acusado de racismo, difamação e injúria

Fonte: Exame

Comentários: (3)




O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro aceitou a representação criminal do ministro do Supremo Tribunal FederalJoaquim Barbosa contra o jornalista Ricardo Noblat.


A representação acusa o jornalista de racismo, difamação e injúria no texto “Joaquim Barbosa: Fora do Eixo", publicado no site do jornal O Globo.


As penas previstas pelos crimes incluídos na denúncia podem somar até 10 anos de prisão.


O MPF considerou o conteúdo do texto "manifestamente racista e ofensivo à honra funcional do ministro".


Em outra decisão, a procuradora da República Lilian Guilhon Dore também determinou que a Infoglobo, empresa que publica o jornal O Globo, retire do ar a postagem em 24 horas, contadas do momento da notificação.


Na denúncia, a procuradora aponta as razões dos crimes de difamação, injúria e racismo.


E cita o seguinte trecho do texto de Noblat: "Para entender melhor Joaquim, acrescenta-se a cor - sua cor. Há negros que padecem do complexo de inferioridade. Outros assumem uma postura radicalmente oposta para enfrentar a discriminação".


Sobre esse trecho, o MPF comenta: "Para o denunciado só existem dois tipos de negros, os que padecem do complexo de inferioridade e os autoritários".


E, logo depois, conclui: "Assim sendo, a ação do denunciado, conscientemente voltata à incitação pública à discriminação racial e ao preconceito contra os negros em geral e contra o ofendido em particular, é manifestantemente dolosa e merece ser severamente punida".

Palavras-chave: crime de racismo direito civil injúria

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mpf-denuncia-noblat-por-racismo-e-injuria-contra-barbosa

3 Comentários

ALEXSANDRO DOS SANTOS DA ROCHA servidor p?blico26/03/2014 18:42 Responder

Essa atitude fere as pessoas da cor negra e neste caso uma pessoa de alto respeito no cargo Judiciário da última instância.

Robson Silva Consultor26/03/2014 20:24 Responder

Já antevejo a desculpa esfarrapada de Noblat: \\\"Fui mau interpretado. Não foi isso que eu disse\\\". É a mesma de todo inconsequente quando tem de prestar contas à justiça sobre os seus arroubos verborrágicos.

Robson Silva Consultor 26/03/2014 20:29

Opis! Desculpem-me pelo \\\"mau\\\" interpretado. Fui \\\"mauses\\\" no malentendido.

rafael autonomo27/03/2014 10:16 Responder

\\\"Assim sendo, a ação do denunciado, conscientemente voltata à incitação pública à discriminação racial e ao preconceito contra os negros em geral e contra o ofendido em particular, é manifestantemente dolosa e merece ser severamente punida\\\".(SIC) Se um dia esse processo \\\"cair\\\" nas mãos do LEVANDO WISKY ou do TOFOLLIDO, já éra!

Conheça os produtos da Jurid