MP denuncia Edir Macedo e mais três por evasão de divisas e lavagem de dinheiro

De acordo com o procurador, o grupo cometia estelionato contra os fiéis da Iurd, oferecendo ?falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela igreja?

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (2)




O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) denunciou o bispo Edir Macedo e três pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) por evasão de divisas e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. A Justiça Estadual de São Paulo já tinha aceitado denúncia contra o fundador e líder da igreja neopentecostal em 2009, mas o processo foi encaminhado à Justiça Federal devido à natureza dos crimes.


A nova denúncia do MPF usa elementos da acusação do Ministério Público paulista e inclui informações novas, como a participação de doleiros no esquema criminoso. Outra diferença entre as denúncias é a redução do número de acusados, de dez para quatro. De acordo com a assessoria do MPF-SP, os seis suspeitos que ficaram fora da acusação do MPF continuam sendo investigados pela Polícia Federal.


Além de Edir Macedo, foram denunciados o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva (que foi detido com R$ 10 milhões no Aeroporto de Brasília, em 2005), o bispo da Iurd Paulo Roberto Gomes da Conceição e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa. Eles responderão por lavagem de dinheiro, estelionato, falsidade ideológica, evasão de dividas e formação de quadrilha.


De acordo com o procurador Sílvio de Oliveira, o grupo cometia estelionato contra os fiéis da Iurd, oferecendo “falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela igreja”.


O procurador só denuncia crimes ocorridos entre 1999 e 2005, uma vez que foi só em 1998 que o crime de lavagem de dinheiro passou a integrar o ordenamento jurídico brasileiro. No entanto, ele cita vários episódios anteriores a esse período para explicar a estruturação do grupo e como o esquema foi montado.

Palavras-chave: Denúncia; Lavagem; Edir Macedo; Desvio; Dinheiro; Quadrilha; Investigação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mp-denuncia-edir-macedo-e-mais-tres-por-evasao-de-divisas-e-lavagem-de-dinheiro

2 Comentários

Auta Rolim Moreira da Silva advogada16/09/2011 10:55 Responder

Deus não fez o homem a sua semelhança!O homem é que fez deus a sua semelhança. Cada ser humano cria um Deus para si, de acordo com suas necessidades. Um deus, o qual ele deseja que para onde quer esteja ou vá;que o acompanhe. Cada bem ou gentilieza feito ao próximo ou recebido do próximo ou é deus lhe pague ou então deus lhe abençoe! E´a gratidão juntada com o a atitude de gratidão e bem querer. Mas existe um deus criado, muito interessante! É aquele o qual a pessoa negocia com ele,; a chamada promessa .\\\" Se Deus me der a graça eu prometo...\\\" ou o faz obrigatoriamente cumprir com a justiça divina em favor do crente. Por pior que a maldade seja cabeluda, ele é a vitima.Então levanta as mãos para o Ceu, diz \\\" Deus é grande\\\"ele vai pagar pelo que fez! Se tem uma grande vitória, é graças a deus! Não consegue perceber que a vitórioa foi conseguida pelo seu próprio esforço, substimando sua propria capacidade.ou se acontece uma desgraça, não consegue perceber que ele é o contribuinte.e se outro contribuiu, não tem capacidade para livrar-se dela. Ou espera de Deus a solução, ou se conforma, porque é vontade de Deus. . A tábua dos dez mandamentos. foi a única maneira de Moises ter controle da sociedade, criando o pecado e mantendo desta forma a ordem social. Hoje não serve para mais nada. Aí vem o deus do Edir Macedo, bem parecido com a Idade Média, quando se comprava o perdão do pecado e uma vaguinha no céu. Edir Macedo e sua organização jamais irão para o inferno quando morrerem, porque assim como não existe Deus , tão pouco existe o Diabo. A verdade é que cada um recebe exatamente o que merece. Ninguém é vítima dessa situação. Apenas também querem levar vantagem,tão monetária, como aquilo que consideram a vantagem espiritual. Evidentemente que Edir Macedo e muitas outras entidades religiosas, com seus cantos de louvores, e promessas de uma vida maravilhosa, mediante o pagamento do dizimo e das ofertas, recebam a pena legal que imperam na terra, porque se morrerem, resta apenas o by,by!O máximo que acontece é deixarem para os sucessores uma magnífica herança , além da lição , como ficar milionário sem muito esforço! O povo jamais mudará. assim como os espertos jamais serão extinto da face da terra. Auta Rolim

SUSANE SANTOS PROCURADORA27/09/2011 13:47 Responder

ENTENDO QUE HÁ MAIS O QUE FAZER NO PAÍS. ALGUÉM TOMOU ALGUMA PROVIDÊNCIA CORRETA CONTRA A FAMÍLIA SARNEY? A JUSTIÇA NO BRASIL TEM NOME, AO QUE PARECE. É RIDÍCULO.

Conheça os produtos da Jurid