Motorista infrator poderá ser notificado por e-mail

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) estabelece que as penalidades serão comunicadas ao infrator por remessa postal ou qualquer outro meio tecnológico hábil.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (1)




A Câmara analisa o Projeto de Lei 7538/10, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que torna explícita a possibilidade de as notificações de penalidades relativas a infrações de trânsito serem enviadas aos motoristas por e-mail. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) estabelece que as penalidades serão comunicadas ao infrator por remessa postal ou qualquer outro meio tecnológico hábil.


Para Hugo Leal, como hoje o envio ocorre sempre por via postal, "normalmente os proprietários recebem a notificação muito tempo depois da suposta infração". Esse atraso, ressalta, dificulta a apresentação de defesa ou a correção da conduta.


Além disso, lembra o deputado, com a comunicação por meio eletrônico, o condutor poderá tomar conhecimento de possíveis infrações a qualquer tempo e em qualquer lugar.


Tramitação


O projeto, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Palavras-chave: Motorista Penalidade Trânsito Notificação E-mail

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/motorista-infrator-podera-ser-notificado-por-e-mail

1 Comentários

LAURO FARIA MATOS JUNIOR DELEGADO DE POLICIA08/09/2010 21:07 Responder

ESTA MATÉRIA É UMA DEMONSTRAÇÃO EXPLÍCITA DE QUE NOSSOS LEGISLADORES NADA ENTENDEM DE INFORMÁTICA, SE BEM QUE LIDA POR ELES SÃO SEUS ASSESSORES. VEJA BEM, QUALQUER PESSOA QUE RECEBA UM EMAIL DITO SER ORIUNDO DE DETRAN, DER OU DNER IMEDIATAMENTE REMETE-O À CAIXA DE SPAM ENTENDENDO TRATAR-SE DE VIRUS. NO MAIS, A MAIORIA DOS MOTORISTAS NÃO LIDAM COM EMAILS. LAURO/MG

Conheça os produtos da Jurid